Criminosos beneficiados pelo chamado “saidão de Natal”, não voltaram para a cadeia. Até o momento, a evasão é de 522 detentos a maioria condenados por roubo, tráfico e homicídio. Entre os foragidos estão criminosos de altíssima periculosidade, apontados como chefes de organizações criminosas no Rio.
Na lista estão criminosos de São Gonçalo e Niterói. Um deles é Charles Miranda Ramos, o Magro, chefe do tráfico na comunidade dos Marítimos, em Niterói. Ele também foi condenado por homicídio. E também, Igor de Assis Bernardo, o Pretinho, do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Ele foi condenado pela morte de um agente penitenciário em Niterói.
Há ainda na lista, Cleiton da Silva, o Mãozinha, chefe do tráfico na Favela do Lixo, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Para ter direito a saída de Natal o preso precisa estar em regime semiaberto com bom comportamento. Mas a justiça não tem conseguido evitar o aumento da evasão.
Em nota o TJ informou : “”O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro esclarece não ter sido formalmente comunicado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) sobre a evasão (não retorno) de presos beneficiados com a saída de visitação à família durante o período natalino na forma prevista na legislação vigente.
Informa que os processos respectivos são analisados por uma equipe de juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) e que o deferimento do benefício depende do preenchimento de requisitos legais de ordem objetiva (lapso temporal) e subjetiva (bom comportamento carcerário, sendo que este decorre de informações prestadas pela própria Seap), conforme previsto no artigo 123 da Lei de Execução Penal.
Em razão do que foi amplamente noticiado sobre o não retorno de diversos apenados beneficiados com a saída para visitar a família no período de Natal, o juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais, determinou, imediatamente, que a Seap encaminhe a relação desses apenados faltosos para em seguida analisar a situação de cada um deles para autorizar a regressão cautelar ao regime fechado e determinar a recaptura imediata”.
Confira a lista de evasões nos presídios do Rio (As informações são do G1):
Lemos de Brito
Saíram: 25 presos
Retornaram: 14 presos
Evadidos: 10 presos
Plácido de Sá Carvalho
Saíram: 511 presos
Retornaram: 464 presos
Evadidos: 47 presos
Esmeraldino Bandeira
Saíram: 174 presos
Retornaram: 111 presos
Evadidos: 63
Vicente Piragibe
Saíram: 530 presos
Retornaram: 128 presos
Evadidos: 402 presos
Crédito: www.osaogoncalo.com.br
Foto: Agência Brasil