McDonald’s tira novo ‘McPicanha’ do cardápio após polêmicas

às

O McDonald’s decidiu retirar de seu cardápio o produto McPicanha na última sexta-feira (29) de todas as lojas do país. A medida foi tomada após a polêmica envolvendo o nome do sanduíche. A empresa foi notificada pelo Ministério da Justiça que também pediu explicações para saber se o hambúrguer realmente é feito com carne de picanha como diz na propaganda.

Nas embalagens do produto e nas campanhas publicitárias, o McDonald’s usava o nome do corte nobre da carne. Porém, a própria rede de fast-food admitiu que não há picanha na composição do sanduíche. Nesta sexta-feira, além de retirar o produto do cardápio, a empresa se desculpou por ter “gerado dúvidas” entre os clientes.

“A partir desta sexta-feira, estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada Novos McPicanha teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, diz parte da nota da empresa, que em seguida pediu desculpas pelo nome duvidoso.

“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.”

O próprio McDonald’s já havia admitido na quinta-feira que o novo McPicanha não tinha o corte nobre da carne em sua composição, sim um “molho sabor picanha”, que é na verdade um molho com sabor mais acentuado de churrasco. A empresa se pronunciou após uma denúncia da página “Coma com os olhos”, que faz resenhas sobre comida no Instagram e no Facebook. O falso hambúrguer de picanha gerou revolta nos clientes, que logo reclamaram nas próprias redes sociais e também da rede de fast-food.

Nesta quinta-feira, o Procon-SP também notificou a rede, e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar as peças publicitárias veiculadas.

O McDonald’s tem 72 horas para responder ao Procon-SP. O órgão exigiu o envio de todo o material da campanha publicitária, das mídias de divulgação da nova linha, e também da campanha anterior do sanduíche que tem a informação “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por seus parceiros.

O Procon-DF determinou em medida cautelar a suspensão da venda do McPicanha e a retirada da propaganda do lanche em todas as lojas do McDonald’s na região.

O Ministério da Justiça também pede que a rede esclareça a campanha publicitária feita para divulgar os novos lançamentos, em até dez dias, para que seja analisado se as peças podem induzir o consumidor ao erro.

 

Crédito: O São Gonçalo

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias