Na Quaresma, quaresmeiras florescem em Silva Jardim

às

Do dia 02/03 a 14/04, os cristãos estarão em plena Quaresma. E um bom exemplo para ilustrar (e colorir) esta época é o projeto de plantio de quaresmeiras “Caminho das Flores” desenvolvido em Silva Jardim pelo servidor público estadual Wander Lemos auxiliado pelo agricultor Jocenildo de Andrade e outros colaboradores. O principal objetivo é formar duas fileiras da espécie às margens do trecho de cerca de cinco quilômetros da rodovia RJ-140 que fica entre o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e a entrada da cidade, no bairro Boqueirão. Mas até o momento já são cerca de 800 unidades plantadas e floridas no Centro da cidade, bairros periféricos e o distrito de Aldeia Velha. De acordo com a tradição cristã, a Quaresma é o período de quarenta dias que antecedem a Páscoa, principal celebração do cristianismo, com a ressurreição de Jesus Cristo.

Segundo Wander Lemos, o “Caminho das Flores” é desenvolvido há quatro anos. Agora, está desenvolvendo também uma nova vertente, chamada “Você Nasceu para Florescer!”, lançada principalmente para homenagear as vítimas da pandemia da Covid-19. Ela realizou a ação “Canteiro dos Anjos” que plantou 40 mudas no calçadão da Avenida Silva Jardim simbolizando vítimas da doença, e homenageando famílias que perderam ente queridos pela moléstia no Município. A professora e poetisa Alcione Castro compôs uma poesia intitulada “Mãe, as Brabas” homenageando as mães que perderam filhos durante a pandemia da Covid-19. Wander já confeccionou inclusive 300 camisetas que serão distribuídas aos participantes, apoiadores e simpatizantes do projeto.

Wander e Jocenildo explicam que a quaresmeira (Tibouchina Granulosa, nativa do Brasil) foi escolhida para formar o “Caminho das Flores” porque a espécie, além de produzir flores muito bonitas (tem as modalidades roxa, rosa e branca), também é natural da Mata Atlântica, de fácil cultivo. E ideal para áreas urbanas, pois não prejudica as calçadas (sua raiz é pivoltante, em forma de pinhão, sem ramificações) nem ameaça a rede elétrica (a espécie atinge no máximo quatro a oito metros de altura). Sua floração ocorre durante oito meses ao ano, sendo de janeiro a junho e em agosto e setembro. Foram plantadas 200 mudas em Aldeia Velha durante a “Festa da Primavera”, além de Ipês amarelos, em setembro de 2019. Com o seu colorido brilhante, elas se destacam nas paisagens.

O idealizador do projeto lembra que o plantio também contribuirá para a atração de visitantes ao Município o que colaborará para o incremento do comércio e do turismo na cidade. “todo mundo gosta de ver uma cidade florida, perfumada e bonita”, diz Wander Lemos citando os exemplos de Holambra (SP), Gramado e Canelas (RS) e Nova Friburgo (RJ). O trabalho tem o apoio de empresas e moradores da cidade como supermercados Tinoco, Glumac Materiais de Construção, Bompreço Bazar, Auto Center São Cristóvão, Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros (canteiro de mudas), Concessionária Águas de Juturnaíba, Hudson Siqueira, comerciante Luiz Edmundo (foi através de uma conversa com o mesmo, segundo Wander, que a ideia do projeto surgiu) e Ronalt Aguiar Santiago, entre outros muitos munícipes.

 

Crédito: Evaldo Peclat Nascimento

Veja também

Criança de apenas um ano foi entregue ao Conselho Tutelar com sinais de maus-tratos, desidratação e insolação.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias