NASA revela prévia de traje espacial inclusivo para missão Artemis III

às
traje

A NASA (agência espacial dos Estados Unidos) e a empresa Axiom Space revelaram nesta quarta-feira (14), em um evento em Houston, uma prévia do traje espacial que os astronautas usaram na missão Artemis III.

A missão Artemis III é a primeira missão humana da NASA ao Polo Sul Lunar, está planejada para 2025 e marcará o primeiro retorno da humanidade à superfície lunar em mais de 50 anos.

O traje espacial é conhecido como AxEMU (Axion Extravehicular Mobility Unity) e se baseia no conceito do traje xEMU da NASA, que foi projetado, principalmente, para uso na superfície lunar.

Para preparar o traje da missão, a NASA e a Axiom Space ajustarão e avaliarão a roupa especial por meio de testes no Laboratório de Flutuação Neutra do Johnson Space Center em Houston, onde uma piscina de 40 pés de profundidade foi transformada em uma paisagem lunar.

Ao contrário de outros trajes já feitos pela NASA, o atual para a missão Artemis III não será preto. Ele é coberto com tecido cinza para esconder um material branco que refletirá o calor e protegerá os astronautas de temperaturas extremamente frias.

Poucos detalhes técnicos foram fornecidos, mas a NASA afirmou que “o AxEMU apresenta a amplitude de movimento e flexibilidade necessária para explorar mais a paisagem lunar. Além disso, a roupa tecnológica tem uma proposta mais inclusiva: ela deve servir em uma ampla gama de tripulantes, acomodando pelo menos 90% dos americanos, população feminina e masculina”.

O traje especial também é o primeiro a ser projetado especificamente para caber em uma mulher, segundo Peggy Whitson, diretora de voos espaciais tripulados da Axiom e ex-astronauta da NASA. A missão Artemis III planeja levar a primeira mulher à Lua.

A roupa também foi projetada para resistir a danos causados pela poeira lunar, algo que incomodou bastante os astronautas em missões anteriores.

Crédito: tecmundo.com

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias