O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (06/06), para reagir a um vídeo da companhia aérea Virgin Atlantic que se apropriou de elementos da cultura carioca para anunciar o seu primeiro voo para a América Latina em um trajeto que ligará Londres, capital da Inglaterra, a São Paulo.
A companhia publicou um vídeo, no qual a atriz Juliana Paes, que já foi rainha de bateria da Viradouro e da Grande Rio, agremiações do Carnaval do RJ, aparece sambando no corredor de uma aeronave, com um texto que diz: “Uma nova cidade, novo país, novo continente. Estamos muito animados para voar para São Paulo, no Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica”.
O que revoltou Eduardo Paes, foi o fato de que a Virgin Atlantic estaria agindo de má fé ao vender a imagem de São Paulo como o “berço do samba” para os clientes. Em um tweet chegou a afirmar que a empresa deveria prestar contas na justiça. “Entenderam? Eles fazem o voo para São Paulo, mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa“.
No vídeo, um outro detalhe causou estranheza e chamou a atenção do Chefe do Executivo do Rio. Um dos atores faz o uso de maracás, instrumento típico da cultura indígena, utilizado em ritmos caribenhos, nada usual no samba.
A companhia britânica ainda não se manifestou sobre a polêmica.
Crédito: diariodorio.com