Prefeitura de Maricá apresenta relatório com resultado de pesquisa feita para o Plano de Mobilidade do município

às

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quinta-feira (10/11), uma apresentação do diagnóstico do Plano de Mobilidade para gestores intersetoriais e integrantes do Conselho da Cidade de Maricá (Concidade). O documento, elaborado com base no resultado das oficinas e pesquisas comunitárias, foi apresentado de forma virtual pela empresa Rua Viva, vencedora da licitação. A primeira audiência pública para apresentação do diagnóstico à população acontece de forma híbrida na próxima quinta-feira (17/11), a partir das 18h, na Escola Municipal Carlos Magno (Centro), sendo presencial e também com transmissão ao vivo pela internet.

Ao todo, foram aplicados dez questionários para 4.387 moradores de Maricá, entre os meses de abril e julho, com o objetivo de produzir informações necessárias para o diagnóstico do cenário atual da mobilidade urbana, além de simular cenários alternativos e subsídios para o planejamento da mobilidade a curto, médio e longo prazo.

O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento intra e intermunicipal e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.

“A gente está com duas vertentes que classificamos como fundamentais para a cidade. Uma delas é o Plano Diretor que já está na Câmara para aprovação, e a segunda é o plano de mobilidade que eu acredito ser mais importante e emergencial. A Secretaria de Trânsito atua nessa questão de mobilidade urbana diariamente, mas a gente precisa ter um projeto de porte maior para ser executado de forma que, daqui a 10 ou 15 anos, a cidade possa suportar o crescimento populacional que é esperado”, destacou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

Diversos assuntos foram abordados na apresentação, entre eles: alternativas para melhorar o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), principal via de acesso ao bairro de Inoã; como melhorar a fluidez nos pontos turísticos; integração do Plano Diretor com o Plano de Mobilidade; crescimento da frota de ônibus vermelhinhos; pontos da cidade em que há mais incidência de acidentes; prioridade dos transportes não motorizados sobre os motorizados e do transporte público coletivo sobre os transportes privados e as dinâmicas de deslocamentos (a pé, de ônibus, de carro, de bicicleta).

Também estiveram presentes o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, de um representante do Corpo de Bombeiros de forma presencial, além de integrantes de órgãos relacionados ao trânsito, como o Instituto Rio Metrópole (IRM) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que acompanharam o encontro de forma virtual.

“A quantidade de dados e informações apresentadas hoje, é uma fonte importante para entender a realidade do município. Estamos desenvolvendo esse trabalho com a consultoria e a colaboração de diversas secretarias, onde cada um agrega sua experiência e conhecimento sobre Maricá. O próximo passo será a realização de audiência pública, onde a população, que é um braço fundamental nesse processo, vai poder contribuir ainda mais com a construção desse plano”, concluiu Cabral.

Veja também

Ao todo, 99 estudantes participaram do projeto, que começou em agosto deste ano
às
Ao longo deste ano, seis cursos foram oferecidos em seis polos na cidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias