As comemorações de Réveillon estão suspensas em Niterói. Não haverá nenhum evento nas praias da cidade para evitar aglomerações. E, no dia 31 de dezembro, casas de festas, bares, clubes, restaurantes e quiosques e locais similares poderão funcionar somente até 18 horas e todos os eventos com cobrança de ingressos estão proibidos.
“Nossa orientação é que não haja nenhum tipo de evento neste final de ano que não seja o das famílias, com pessoas que já estão convivendo. Nosso objetivo é salvar vidas, evitar a disseminação do novo coronavírus. Reforço esse pedido para os niteroienses porque estamos observando um grande aumento do número de casos e óbitos na Região Metropolitana. O momento é de termos uma celebração de Natal simples, em família, evitando aglomerações”, observou o prefeito Rodrigo Neves.
A Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) informa que vai reforçar a fiscalização na cidade durante o período do réveillon, seguindo o que prevê o decreto 13.828/2020. O objetivo é a manutenção das medidas restritivas para evitar a disseminação do Coronavírus, seguindo as recomendações da OMS
A Seop reitera que, excepcionalmente no dia 31 de dezembro, as casas de festas, bares, clubes, restaurantes e, quiosque estarão autorizados a funcionar apenas até as 18 horas e todos os eventos com cobrança de ingressos estão proibidos.
A secretaria manterá equipes de Guardas Municipais, agentes da Seop e do Departamento de Fiscalização de Posturas nas ruas. Os estabelecimentos já estão sendo comunicados quanto as novas determinações e o descumprimento poderá acarretar em sanções como multas, interdição apreensão de mercadorias e até mesmo cancelamento de alvará.
Na areia das praias os eventos também estão proibidos e o trabalho será focado na conscientização da população com relação a necessidade do uso de máscaras e a manutenção do isolamento social. A secretaria sugere que os moradores evitem a permanência nesses locais e que ir as tradicionais despedidas de final de ano aconteçam em um curto espaço de tempo. O uso de máscara continua sendo obrigatório.
Durante o dia equipes da Guarda Municipal circularão com viaturas e motocicletas e montarão barreiras em praias, de acordo com a necessidade. O objetivo é restringir a circulação nas praias, evitar aglomerações e o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus.
O acesso às praias continuará liberado para moradores realizarem atividades físicas individuais no mar, areia e no calçadão, das 6h às 12h30 e das 16h às 22h. A Guarda Municipal fará a fiscalização com viaturas volantes e motocicletas.
Os agentes também seguirão com a fiscalização nas praias entre 12h30 e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios físicos. Veículos da Guarda Municipal reforçarão a ação. As equipes manterão o trabalho de conscientização quanto ao uso e importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários.
Sempre que a Guarda Municipal flagra pessoas fazendo o uso da praia para lazer, orienta e explica que a cidade está no estágio amarelo nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal e a permanência no local e o banho de mar ainda não estão liberados.
A Prefeitura reitera que a participação da população é fundamental para deter o avanço da pandemia na cidade. Desde o dia 21 de maio, quando se tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade, já foram aplicadas mais de mil multas no valor de R$ 180.
A NitTrans informa que a operação de trânsito na cidade nas próximas semanas será realizada conforme planejamento cotidiano da cidade.