A secretária de saúde, Ana Célia D’Ávila, participou nesta quinta-feira(23) de uma live nas redes sociais da Prefeitura de Rio Bonito, junto com o diretor médico do Hospital Regional Darcy Vargas, Estevão Braga, para falar sobre Covid-19 no município. Após uma reunião com representantes de seguimentos como comércio, academias e igrejas, eles anunciaram um novo decreto que sai nesta sexta-feira (24).
“O município está com números muito altos quando falamos de coronavírus. E precisamos nos reunir com essas pessoas, para que possamos discutir isso, mostrar as estatísticas e traçar a nova conduta que o município vai seguir a partir desse momento”, explica a secretária Ana Célia. “Ficou decidido, então, que teremos um novo decreto restringindo alguns horários de funcionamentos para o comércio. Ainda não teremos lockdown”.
De acordo com o decreto, todo o comércio pode se manter aberto normalmente ate às 17h. Após isso, até às 20h, somente poderão funcionar os serviços essenciais e deliveries. Igrejas permanecem sem permissão para reabertura.
Estevão Braga explicou que as análises feitas para decidir as restrições no municípios partem do covidômetro, que é um site que mede a velocidade de transmissão da doença e a mortalidade em cada cidade.
De acordo com a secretária um estudo feito do dia 2 de maio até o dia 2 de julho mostra que o número de casos no município seria até doze vezes maior do que o número divulgado devido as subnotificações. Atualmente, segundo os dados divulgados pela prefeitura, são 819 casos positivos, confirmados através de exames laboratoriais. Mas de acordo com o estudo, esse número de casos positivos poderiam chegar a cerca de 9.500 casos. Ainda de acordo com o estudo, segundo a secretária Ana Célia, o município terá, em agosto, 1588 casos positivos confirmados e cerca de 19 mil casos totais. Ou seja, um terço da população riobonitense terá sido infectada pelo novo coronavirus até o mês de agosto.
Ana e Estevão responderam algumas perguntas enviadas por quem assistia a live. Questionados sobre a fiscalização nas filas de banco, lotéricas e comércios no geral, eles explicaram que será fiscalizado, mas precisam da colaboração da população. “Vamos colocar mais fiscalização no local. Mas não adianta só a gente fazer isso, as pessoas tem que se conscientizar”, disse a secretaria. “As pessoas estão presas ao grupo de risco. Sabemos que pessoas com comorbidades são mais propensas a virem a óbito, mas ninguém está livre de ficar grave por causa da doença”, disse Estevão Braga.
A secretaria e o diretor encerraram a live dizendo que o Hospital Darcy Vargas vai receber mais 3 leitos de CTI na ala reservadas aos pacientes com coronavírus, e atualizaram os números para a população. A cidade tem hoje 819 casos positivos confirmados por exames laboratoriais além de 21 pessoas internadas com sintomas mais graves da doença. ao todo 27 pessoas já morreram no município por complicações da covid19. Desde o dia 12 de março, 2027 pessoas já foram notificadas sobre a doença, em casos positivos ou negativos.
https://www.facebook.com/prefriobonito/videos/1810145372511449/