A Prefeitura de Rio Bonito lançou um projeto de castração de animais, o castramóvel – veículo onde os procedimentos de castração são feitos. Segundo o prefeito Marcos Abrahão, esta é a primeira vez que uma cidade do Estado do Rio de Janeiro lança, com recursos próprios, o castramóvel.
Além disso, leia Também: Polícia Militar retoma PROERD em escola municipal de Rio Bonito
O cadastro para a castração está sendo feito na antiga Casa do Futuro, ao lado da sede do SAMU, na Mangueirinha. É necessário levar comprovante de residência, identidade e CPF. Os procedimentos são agendados e realizados de acordo com a demanda.
Segundo uma das protetoras de animais do Instituto Zé Pereira – que é parceiro da Prefeitura no Castramóvel, Priscila Rodrigues, já foram cadastrados cerca de 650 gatos para a castração.
“A castração é o primeiro passo dado em uma cidade para tentar conter o número de animais de rua. Desde o início do Instituto Zé Pereira, nós trabalhamos nisso e já castramos mais de dois mil animais com recursos próprios. A primeira coisa que nós, protetores, pensamos e fazemos é na castração em massa para reduzir o número de animais em situação de rua, principalmente os gatos, pois se proliferam com muita rapidez”.
O prefeito Marcos Abrahão agradeceu ao Instituto pela luta em favor dos animais e enfatizou a proteção que eles devem ter.
“Tivemos a inauguração do primeiro Castramóvel do Estado do RJ com iniciativa do próprio município para cuidar dos nossos animais. Obrigado a toda essa galera do Instituto Zé Pereira, que nos dá um exemplo de amor, cuidado e solidariedade. Vocês enchem a nossa cidade de orgulho! Mais uma conquista (o castramóvel) importante que demonstra o nosso pensamento para a cidade que sonhamos, cheia de cuidado, carinho e amor por Rio Bonito, pela nossa população e pelos nossos animais”.


Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.