Prefeitura de Rio Bonito seguirá vacinando adolescentes sem comorbidades

às

Em comunicado oficial divulgado na tarde deste sábado (18), a Prefeitura de Rio Bonito anunciou que manterá a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos “com ou sem comorbidades”. A nota ainda afirma que os benefícios da aplicação das doses “superam substancialmente os riscos”. O comunicado é assinado pelo Dr. Marcelo Costa Velho Mendes de Azeved, integrante do Comitê Municipal da Covid-19

Os benefícios da vacinação de adolescentes superam substancialmente os riscos. A incidência de eventos adversos graves, como miocardite e/ou pericardite, é de 16/1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina. A própria Covid-19 pode causar danos cardíacos relevantes, tanto em adultos como em adolescentes, com uma frequência mais elevada”, afirmou a prefeitura em um trecho da nota.

A nota também salienta que a “vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos por ter apresentado eficácia e segurança nesta faixa etária em estudos clínicos que seguem as normas internacionais de ‘boas práticas clínicas’”.

Leia na íntegra o comunicado abaixo:

NOTA OFICIAL
Assessoria técnica da Secretária Municipal de Saúde
A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos por ter apresentado eficácia e segurança nesta faixa etária em estudos clínicos que seguem as normas internacionais de “boas práticas clínicas”, conforme informação disponibilizada em seu site eletrônico (http://www.gov.br/…/anvisaautoriza-vacina-da-pfizer…).
Os benefícios da vacinação de adolescentes superam substancialmente os riscos. A incidência de eventos adversos graves, como miocardite e/ou pericardite, é de 16/1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina. A própria Covid-19 pode causar danos cardíacos relevantes, tanto em adultos como em adolescentes, com uma frequência mais elevada.
Vários países já iniciaram a vacinação de adolescentes. A investigação dos eventos adversos nesta população é motivo de atenção e acompanhamento. Porém, em nenhum local, houve a suspensão desta recomendação por essa razão.
A significativa redução de novos casos e de mortes por Covid-19 no Brasil nos últimos meses, deve-se principalmente ao avanço da vacinação da população. Suspender a vacinação de adolescentes nesse momento pode prejudicar o bom andamento do controle da pandemia no território nacional, estadual e municipal, bem como gerar insegurança quanto ao uso dos imunizantes.
Todas as vacinas oferecidas no Brasil são seguras, eficazes e têm autorização da Anvisa. A vacina utilizada em adolescentes no Brasil é altamente segura e utilizada em larga escala em diversos países do mundo.
Baseados em informações técnico-científicas relatadas, o município manterá a vacinação ao grupo de adolescentes, com e sem comorbidades.
Reiteramos que a Secretaria de Saúde revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.
Membro do Comitê Covid-19: Dr Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo | CRM 52 780669

 

Crédito: www.atribunarj.com.br

FOTO: Milene Ponce de Leon

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias