Prefeitura de Tanguá e IBGE se reúnem para planejamento do Censo 2020

às

Com a proximidade de 2020, ano em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoverá em todo país mais uma edição do Censo Demográfico, os secretários municipais de Tanguá se reuniram com representantes do órgão para iniciar os preparativos do Censo.

A pesquisa tem como objetivo fazer um retrato da população brasileira, sobretudo nos aspectos socioeconômicos. O último grande Censo ocorreu em 2010. Desde então, a população brasileira cresceu, alcançando 211 milhões de habitantes. Em 2020, cerca de 71 milhões de endereços em 5.570 municípios serão visitados por recenseadores do IBGE.

A previsão é que os agentes do órgão iniciem as visitas às residências de todos os bairros de Tanguá a partir de agosto. Os recenseadores portarão um formulário que deve ser preenchido para possibilitar a análise do perfil de cada morador. Também será possível responder o questionário de forma online, utilizado um código de validação e uma senha gerados pelos entrevistadores do IBGE. Os trabalhos devem se estender até outubro de 2020.

Na última segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio recebeu a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac), onde foi abordada também a abertura de 17 mil vagas de trabalho temporário no Rio de Janeiro para a atuação na pesquisa do Censo Demográfico de 2020. As vagas devem ser abertas em março de 2020.

Gabriel Barros, coordenador operacional do Censo no Estado, frisou a importância da colaboração dos moradores no desenvolvimento do trabalho do Censo. ”É importante todos saberem que devem receber o agente censitário do IBGE. O sigilo está garantido e o instituto está elaborando uma forma de o servidor não saber informações detalhadas do cidadão e, mesmo que o agente saiba, o sigilo está garantido. Esses dados são importantes para a implantação de políticas públicas e privadas no país”, disse Gabriel

Veja também

Destaque para o documentário “Raízes de Guiomar: De Caxias a Maricá”, exibido nesta quinta-feira (21/05), às 18h30
às
A ação investiga os fatos acerca de uma criança recém-nascida que seria levada desacompanhada dos genitores para Madri, na Espanha, sob suspeita de tráfico de pessoas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias