Prefeitura lança plataforma de streaming Maricá Filmes no Rio 2C

às
mk

A Prefeitura de Maricá apresentou nesta quinta-feira (13/04) a plataforma de streaming Maricá Filmes, durante o maior evento de criatividade da América Latina, o Rio2C, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Também foi anunciado que nos próximos meses será lançado um edital com aporte de R$ 500 mil para licenciamento de conteúdo. O projeto é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura.

A plataforma de streaming está no escopo da Incubadora de Inovação em Cultura, que, para além de fomentar a indústria audiovisual, também trabalha a qualificação profissional nas áreas de cinema, game e carnaval. A Maricá Filmes oferecerá conteúdos como curta e longa metragens, cursos e até mesmo lives.

“O ousado projeto de uma plataforma de streaming pública é um sonho que nasceu no meio de uma crise pandêmica. A Maricá Filmes vem reafirmar a identidade, o patrimônio, a cultura, a arte e as singularidades da cidade”, destacou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Entusiasta da ação, o prefeito Fabiano Horta, que em função de outras agendas, não conseguiu estar presente, mandou um abraço a todos e enviou uma mensagem: “Queria dizer que Maricá não para. Eu estou em Ponta Negra, mas estou junto do coração de vocês, junto da cultura, da arte, porque é um lugar de encontro. Se sintam representados e abraçados”, declarou.

Sady Bianchin, secretário de Cultura, enalteceu os investimentos que o município tem feito no setor. “A arte é o único lugar que pode nos dar economia afetiva. Maricá caminha para um projeto político, humanista que muito nos orgulha e vai nos colocar no mapa cultural, não só do Brasil, mas do mundo”, ressaltou Sady.

No escopo da Incubadora de Inovação Social em Cultura, a plataforma de streaming Maricá Filmes aposta na capacitação da população. A gerente geral do espaço, Mariana Figueiredo, ressaltou que essa tem sido uma preocupação constante da Prefeitura. “A gente oferece, através dos nossos cursos de qualificação profissional, toda estrutura que o mercado audiovisual oferece para que dali eles possam de fato ser mão de obra para o mundo e, principalmente, para Maricá”, afirmou.

O coquetel contou com a presença do produtor do filme Malês (direção de Pitanga), Flávio Tambellini e de artistas e personalidades do cinema brasileiro. Os atores Jackson Antunes, Charles Paraventi, Rodrigo Candelot e Daniel Erthal, os diretores Antonio Pitanga e Silvio Tendler, além do presidente da Ancine, Alex Braga, do CEO da Furacão 2000, Rômulo Costa, e da apresentadora Priscilla Nocetti.

O diretor do filme Malês, Antônio Pitanga, falou sobre o que sentiu quando esteve em Maricá: “Quando eu procurei a minha Bahia, naquele momento, eu descobri que Maricá estava tão perto, tão perto de mim e eu revisitei Maricá e falei: é aqui. Maricá é o estúdio aberto desse Brasil”, contou o ator.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias