Produtores rurais de Itaboraí começam a receber análises de solo após mais de 40 anos

às
ita

Com o objetivo de aumentar a produção e garantir a qualidade dos produtos fornecidos para a Agricultura Familiar, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), realizou a entrega das duas primeiras análises de solo para produtores rurais, após mais de 40 anos sem pesquisas sobre a área na cidade.

Fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), em conjunto com outras secretarias municipais de Agricultura de municípios vizinhos, as análises de solo visam aumentar a qualidade dos produtos da Agricultura Familiar e melhorar a renda dos produtores rurais de Itaboraí.

O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, afirmou que a entrega das análises de solo é um marco na história do município.

“Através do estudo, os nossos produtores conseguem ter acesso a informações privilegiadas sobre as suas plantações e conseguem extrair o máximo da sua matéria-prima. O objetivo é não medir esforços para levar qualidade e tecnologia para o setor agrícola de nossa cidade”, disse o secretário.

Um dos beneficiados com a análise de solo foi o produtor rural Valdelir da Silva, de 63 anos, que ressaltou a importância da iniciativa para o setor agrícola do município.

“Essa análise é muito importante para nós, produtores. Através dela, conseguimos ter acesso a informações que a olho nu não conseguimos. Podemos saber quais são os melhores insumos e o procedimento correto a ser realizado para evitar desperdício de matéria-prima e aumentar a nossa produção”, disse o produtor, que possui mais de 5 mil pés de alimentos, entre laranja, aipim e abóbora em sua propriedade no bairro Pachecos.

 

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias