A Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta terça-feira (21/11) uma atividade do programa ‘Urbanista Por Um Dia’. O evento ocorreu na Escola Municipal Cônego Batalha, na localidade do Marine, em São José de Imbassaí. Ao todo 17 alunos do 5º ano do ensino fundamental conheceram a rotina desses profissionais e também deram sugestões de projetos para a unidade onde estudam.
Na primeira etapa, os estudantes mergulharam no universo do urbanismo, compreendendo o papel e as responsabilidades de um arquiteto com detalhes sobre a atividade. Em seguida, os alunos realizaram um percurso pela escola, observando atentamente e anotando as melhorias que identificaram como necessárias.
A terceira etapa envolveu um mapa onde as ideias identificadas pelos jovens urbanistas foram registradas. Algumas sugestões foram a pintura do muro com mensagens educativas contra racismo e bullying, a criação de uma horta, jardim, mini fazenda, sala de ciências. Por fim, os participantes deram asas à sua criatividade ao pintar um xilofone.
Priscila França, Gerente de Projetos Intersetoriais da Secretaria de Educação, expressou seu entusiasmo pelo projeto, enfatizando que a participação ativa das crianças na construção de ambientes escolares e comunitários promove um sentimento duradouro de pertencimento.
“Acho um projeto incrível, porque quando a criança participa da construção de uma estrutura, dentro da escola ou na comunidade, ela tem um sentimento de pertencimento maior. Futuramente eles vão passar e falar ‘na escola eu ajudei, eu contribuí para construir aquele lugar'”, destacou Priscila.
Luan da Silva de Lima, um dos participantes de 8 anos, compartilhou sua perspectiva sobre a atividade. “Eu achei a atividade de hoje muito legal, é algo diferente que tivemos. Uma das coisas que anotei foi para melhorar o chão, colocar o telhado por conta do sol forte, mais lixeiras porque às vezes tem muito lixo no chão.”
Ana Cláudia Garcia, arquiteta e urbanista da Secretaria de Urbanismo e coordenadora do programa, relatou sua visão sobre o projeto destacando a interação com os alunos. “Perguntei aos alunos quem desejava se tornar um arquiteto e urbanista no futuro. O Luan e mais quatro alunos demonstraram grande apreciação por esse trabalho. Isso reflete o impacto positivo do desenvolvimento do programa nas escolas, uma forma de levar sonhos e inspirá-los”, ponderou ela.
No próximo ano, o programa retornará à escola para apresentar aos alunos o projeto básico do espaço, incluindo a criação de maquetes. Posteriormente, as propostas serão encaminhadas à Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (SOMAR) para construção do que foi planejado.
Urbanista por Um Dia
O programa “Urbanista Por um Dia” teve início em 2017, envolvendo inicialmente alunos da escola municipal do ensino fundamental. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Educação e a Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (SOMAR). Por meio de dinâmicas em grupo, esses alunos vivenciam um dia como arquitetos, explorando um espaço específico e a partir de suas concepções, propõem mudanças que são posteriormente convertidas em maquetes, que por sua vez se transformam em estudos preliminares para o desenvolvimento da cidade.
Com o tempo, o programa evoluiu para abranger não apenas estudantes, mas também a comunidade em geral. Além disso, foi incorporada uma nova forma de atuação, como extensão acadêmica, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos e estabelecer uma conexão entre teoria e prática, visando repensar o ambiente urbano para a transformação da cidade e de seus cidadãos. O programa tem como principal objetivo promover uma abordagem participativa e inclusiva na melhoria do ambiente urbano.
No início deste mês, cerca de 75 alunos do ensino médio do curso de Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba, participaram do programa que, anteriormente, voltado apenas para estudantes do ensino fundamental. O grupo visitou a área recentemente demolida no bairro Pedreiras (região central da cidade), às margens do rio Mumbuca, e deu sugestões sobre como utilizar o novo espaço.