Na última sexta-feira (28), a promotoria da Espanha anunciou que retirou todas as acusações de fraude e corrupção contra o atacante Neymar e outros réus que vinham sendo investigados pela transferência do craque do Santos para o Barcelona, ocorrida em 2013.
Inicialmente, os promotores haviam pedido prisão de dois anos para o jogador do PSG, além do pagamento de uma multa de 10 milhões de euros (R$ 53,17 milhões).
Por meio de suas redes sociais, o atleta da seleção brasileira se manifestou sobre o tema.
“Acredite em si mesmo e Deus mostrará o quanto és forte”, escreveu o jogador, em sua conta no Twitter, com uma reprodução da notícia sobre os acontecimentos desta sexta.
Com a retirada das acusações, Neymar, seu pai e outros acusados, como o ex-presidente do Barça Sandro Rosell, estão livres perante a Justiça espanhola.
Também ex-mandatário do time catalão, Josep Maria Bartomeu não constava entre os acusados desde o início das investigações.
Barcelona, Santos e a empresa N&N Consultoria, que gerencia a carreira do atacante, também não possuem mais pendências com os órgãos judiciais da Espanha, assim como Odílio Rodrigues, ex-presidente do Peixe.
O grupo DIS, que moveu a ação inicialmente, se pronunciou por meio de nota oficial (leia abaixo) e disse que segue tendo “confiança de que a justiça será feita”.
A NR Sports, que gerencia atualmente a carreira de Ney, também emitiu comunicado sobre o tema (veja abaixo).
Uma fonte próxima à família de Neymar disse à Reuters que o escritório Baker Mckenzir, que representa o atleta, iria reivindicar custas contra a promotoria pelo que consideram “imprudência”, “atuação de má fé” e “abuso de processo”.
Além disso, eles também devem entrar com um processo por danos.
Veja a nota do grupo DIS sobre o caso:
Declaramos que, passados os primeiros dias de julgamento, as acusações da DIS seguem intactas.
Na segunda-feira (31) haverá as razões finais orais das partes, encerrando a fase oral do julgamento. Em seguida haverá uma sentença pelos juízes.
Apenas houve uma mudança de postura da promotoria espanhola (assistente de acusação), que confundiu inúmeros conceitos e a farta prova produzida, retirando acusações, em particular pelo promotor que assumiu o caso 2 semanas antes da audiência, em substituição ao anterior.
Porém, o pleito da DIS segue intacto e temos confiança de que a justiça será feita.
Sem mais,
Grupo DIS
Veja a nota da NR Sports sobre o caso:
Nesta sexta-feira (28) a Promotoria da Espanha anunciou a retirada de todas as acusações contra Neymar Jr., seus pais, Neymar e Nadine, e a empresa N&N Consultoria.
A acusação inicial se pautava exclusivamente nas versões unilaterais, particulares e angularizadas do grupo DIS.
Após as declarações de todas as partes envolvidas, das testemunhas e peritos, a Promotoria, baseado em provas, retirou definitivamente as acusações, dando um veredito final sobre o assunto.
A Justiça Espanhola, portanto, segue agora o mesmo desfecho que já havia sido oferecido pela FIFA e pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), órgãos máximos em matéria de futebol, que também já se pronunciaram e reconheceram a legalidade da transferência, em decisão definitiva, transitada em julgada.
Quase dez anos da transferência e de todas as tentativas difamatórias, tendenciosas e negligentes dos acusadores particulares, que causaram dano reputacional incalculável, o caso está definitivamente encerrado.
*crédito espn.com.br