Quatro alas do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, que pegou fogo na última terça-feira (27), serão reabertos para atendimento ambulatorial e exames. Os prédios 3, 4, 5 e 6 devem voltar a funcionar na próxima quarta (4).
Funcionários protestaram na porta da unidade pedindo a reabertura na sexta feira. Eles gritaram palavras de ordem e erguiam cartazes pedindo a volta do atendimento à população.
Peritos também estiveram no local e acompanharam o trabalho de funcionários de uma empresa contratada para fazer o escoramento da estrutura do Prédio 1, onde o incêndio começou, no subsolo.
Interdição do prédio 1
A Defesa Civil municipal interditou o prédio onde ocorreu o incêndio por conta de risco estrutural.
O incêndio causou quatro mortes de pacientes internados na unidade de saúde. Três tinham Covid-19.
A quarta vítima, uma idosa de 73 anos, morreu segundo Secretaria Municipal de Saúde do Rio, porque já estava internada em estado grave no hospital federal. A confirmação da morte aconteceu na noite desta quarta-feira (28).
Veja quem são as vítimas do incêndio
- Marcos Paulo Luiz, de 39 anos
- Núbia Rodrigues, de 42 anos
- Mulher, de 83 anos, ainda não identificada
- Mulher, 73 anos, ainda não identificada
Todos os pacientes que estavam nos prédios 1 — onde o fogo começou — e 2 foram transferidos para outras unidades de saúde.
Não há mais fumaça no local. Ao todo, mais de 100 militares, de 13 unidades, com apoio de 19 viaturas, trabalharam no combate às chamas.
Imagens gravadas no interior do hospital mostram o tamanho da destruição. O entulho estava espalhado por todos os cômodos, em cima dos móveis e no chão. Parte da fiação elétrica também foi danificada e havia focos de fumaça no local.
Consultas marcadas
Na quinta-feira (29), sem saber o que fazer, pacientes foram até a unidade e reclamaram da falta de informações sobre os agendamentos.
“Estou marcado na urologia e até agora não teve um retorno pra gente”, disse Alexandre, morador de Caxias que marcou a consulta há um mês.
Início do fogo
A causa do incêndio ainda está sendo investigada. A suspeita é que o fogo tenha sido causado por um problema elétrico, mas somente a perícia poderá confirmar essa informação.
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso