Reunião sobre Segurança Escolar debate os problemas de violência nas escolas

às

O Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, recebeu nesta quarta-feira (20), a reunião do Projeto Segurança na Escola, realizado todos os meses em vários colégios do município. Os encontros são frutos de uma parceria entre a secretaria de Educação e a Polícia Militar, reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Municipal,  Conselho Tutelar, além de outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, nessas reuniões são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos,  violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas. Os diretores e professores das escolas municipais levam para a reunião todos os problemas e ocorrências relacionadas, principalmente, ao tráfico de drogas, roubos ou outros tipos de violência ocorridas dentro ou no entorno das escolas.

As soluções para esses problemas foram apresentadas e debatidas pelo comandante da 3ª Companhia de Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares. Eles apresentaram a estratégia da Policia Militar e da Guarda Municipal que vem sendo realizadas para combater os problemas de comportamento e até de tráfico de drogas na redondeza das escolas, em conjunto com professores e diretores.

“Nos encontros debatemos todas essas questões e procuramos soluções conjuntas. Já temos resultados muito positivos em várias escolas. Além disso, a Guarda Municipal está fazendo rondas diárias e noturnas nas escolas, inclusive cobrando a presença dos vigias”, afirmou a secretária de Educação.

Para ajudar no combate a violência, várias colégios como o Mauricio kopke, no Centro, vem se estruturando e colocando câmeras de monitoramento nas dependências das escolas. “Essas reuniões são fundamentais para apresentarmos, debatermos e procuramos soluções conjuntas para os problemas que não afetam somente a escola, mas a cidade como um todo, como é o caso do tráfico de drogas e a violência como um todo. Aqui estamos trabalhando de forma preventiva, com a intensificação das rondas da Guarda Municipal e com uma presença mais ostensiva da Polícia Militar no entorno da escola”, explica a diretora do Colégio Municipal Astério Alves, Adriana Moraes Cardoso.

Veja também

Medida vale para casos de pacientes com doenças terminais sem cura ou que causem sofrimento insuportável
às
Para saber se a ideia agrada a população brasileira, o governo está fazendo uma consulta pública online, que vai até 2 de novembro.
às
O projeto será administrado pela secretaria municipal de Segurança e Ordem Pública
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias