Rio Bonito mantém tradição do desfile cívico com tema ‘Entrelaços’

às
IMG_4213

Apesar de não ter tido festa de aniversário em comemoração aos 177 anos de Rio Bonito, a cidade manteve a tradição de realizar do desfile cívico, que este ano teve o tema ‘Entrelaços’. Desfilaram alunos de escolas municipais, estaduais, particulares, bandas marciais, creches, entidades municipais e funcionários de algumas secretarias municipais na manhã do último dia 7 (domingo). A concentração aconteceu na Rua Getúlio Vargas e o desfile terminou no cruzamento das Ruas XV de Novembro com a Dr. Francisco de Souza, no Centro.

Além de adolescentes, o desfile também foi marcado pela presença de muitas crianças que estavam participando do ato pela primeira vez, como é o caso do Bryan, de 3 anos. O pai do pequeno, o motorista Elton Moura, disse que estava realizando um sonho ao levar o filho para desfilar.

“Na minha época era difícil de vir porque as vezes meus pais não podiam me trazer, agora, com o Bryan, estou realizando um sonho de trazer meu filho pela primeira vez e ele gostou bastante”.

Mãe de quatro filhos, incluindo o Francisco de 8 anos e o Lucas de 6, a enfermeira Mariana Nogueira disse que acha importante passar para os filhos o significado e a experiência de desfilar.

“Acho importante a gente passar essa tradição para os filhos. Na época em que eu estudava, a gente sempre vinha, minha mãe nunca deixou de nos trazer, e para eles é bom porque cria uma expectativa de estar aqui, de prestigiar nossa cidade e entender que é um dia especial”, analisou a enfermeira.

E parece que os filhos aprenderam o ensinamento. O Lucas disse que gosta de desfilar porque acha legal, já o Francisco, disse: “Amo (desfilar), a gente anda, come e se diverte”.

Entrelaços e tradição

O secretário de Educação, Adalmir Cardoso, explicou que o tema ‘Entrelaços’ significam os laços que a educação escolar faz com várias áreas da vida do aluno, como a família e a comunidade.

“A escola perpassa por todos os campos e ganha mais força quando está entrelaçada com frentes de trabalho com a família, a educação e a religião. A agente precisa que todos estejam entrelaçados com a educação”.

Ele disse ainda que o desfile cívico é uma tradição mantida em Rio Bonito para mostrar à população o trabalho que é feito nas escolas.

“O desfile tem perdido a característica em outros municípios, mas pra gente é um orgulho muito grande poder manter essa tradição. É uma oportunidade de derrubar os muros da escola e mostrar para a população o que é construído em cada unidade escolar”, pontuou o secretário.

Ao final do ato cívico, funcionários de algumas secretarias municipais desfilaram em comemoração ao aniversário da cidade. O secretário de Educação agradeceu a parceria das pastas e também aos funcionários da Educação.

“O desfile cívico esse ano foi muito significativo para todos nós. Deixo um agradecimento especial a todos os profissionais da educação de todas as escolas da cidade que abraçaram o tema e mostraram que os laços que nos unem são muito mais fortes quando estamos juntos. E claro, agradecer as secretarias de Esporte, Segurança, Agricultura e Saúde pela parceria de sempre em todas as nossas realizações”.

O prefeito Leandro Peixe também falou sobre essa tradição no município.

“Agradeço a Deus pela oportunidade e esse é o momento de comemorar. O desfile é um ato que procuramos manter porque além da comemoração, os alunos querem vir a rua e representar suas escolas. Temos um trabalho muito bom com a equipe da Educação, então não seria justo a gente não fazer esse desfile”, disse o prefeito fazendo referência a festa de aniversário da cidade que não aconteceu por problemas financeiros relatados por ele e sua equipe.

 

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias