O boletim divulgado pela prefeitura no último dia 30 de junho indica que a cidade já alcançou 503 infectados pelo novo coronavírus, confirmados por exames laboratoriais. Ainda existem 34 pessoas com sintomas da doença que estão em isolamento residencial aguardando resultado dos testes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo, são 1081 pessoas notificadas entre os dias 12 de março e 30 de junho. Até agora, 21 óbitos foram contabilizados, e 19 pessoas estão internados com sintomas mais graves da doença.
Flexibilização do comércio
A cidade está a uma semana de completar um mês da flexibilização do comércio e o número de casos mais que dobrou. Até o último dia 8 de junho, quando as pessoas começaram a retomar suas atividades, Rio Bonito tinha 211 casos confirmados da doença em bairros da zona rural e urbana. Em contrapartida o número de pessoas recuperadas da doença passou de 185 no dia 8 de junho, para 435 no dia 30 de junho.
Para o infectologista Dirceu Greco os números de qualquer município devem ser avaliados com atenção, seja o número de casos alto ou baixo, comparado ao número de habitantes do local. “Tenho certeza de que a decisão de liberar o comércio em determinados lugares foi baseada em evidências científicas, porque a taxa de transmissão da doença estava baixa. Mas muitas pessoas não estão recebendo o auxílio para ficar em casa e é evidente que nas ruas estão se expondo mais ao vírus. É necessário muito cuidado com a higiene dentro e fora de casa”, avaliou.
De acordo com especialistas, o abre e fecha do setor de economia pode fazer parte da rotina de cidades e capitais nos próximos meses. Para a pneumologista Margareth Dalcomo, pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e colunista de “A Hora da Ciência”, do GLOBO, uma “quarentena iôiô” é uma nova normalidade.
“Após três meses de pandemia, não há como manter tudo fechado. Os comitês científicos de cada cidade ou estado devem analisar os indicadores disponíveis, como os taxa de transmissão da doença, que devem ser abaixo de 1. O setor mais sensível é o de transportes públicos. Para reabrir, em qualquer cenário, é preciso ter controle”, alerta.
Vale lembrar que no início de junho, o Hospital Darcy Vargas (HRDV) recebeu mais 20 leitos para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Esses leitos estariam à disposição da população no Hospital de Campanha. Entretanto, a Prefeitura de Rio Bonito optou por não dar continuidade a obra e decidiu transferir os leitos para o HRDV.
A Secretaria de Saúde junto com a Prefeitura de Rio Bonito destaca que a melhor forma de prevenir o contágio é ficando em casa. Mas caso seja necessário sair, não esqueça de usar máscara, respeitar o distanciamento e seguir as orientações de higienização.