A Rede Pública Municipal de Educação de Rio Bonito ganhou a categoria “OURO” ao ser contemplado pelo ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’, por meio do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na alfabetização e em iniciativas pedagógicas na área.
A categoria ouro é dada para as redes de ensino que obtiveram alta pontuação na comprovação de suas atividades pedagógicas a fim de promover uma alfabetização de qualidade. A premiação foi lançada em setembro deste ano.
Diversas iniciativas realizadas pela Educação de Rio Bonito foram essenciais para que o município se destacasse no prêmio como o Projeto ReconheSer que permite um terço de planejamento para professores, Programa de Apoio Pedagógico Especializado para alunos com déficit e transtornos de aprendizagem, a implementação do Ciclo de Alfabetização, Programa Cantinho da Leitura que incentiva a leitura dos alunos, constante capacitação para os professora, Feira Literária, entre outras.
Para a diretora do Departamento de Ensino, da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Gabriela Kleinsorgen, os projetos realizados obtiveram sucesso devido à realização de mapeamento estatístico, de recomposição e de recuperação tanto de alunos evadidos quanto daqueles que necessitam de apoio na aprendizagem.
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“Essas estratégias são essenciais para garantir que todos os estudantes possam ser acompanhados de perto em seu processo de aprendizagem. Com um acompanhamento contínuo e preciso, conseguimos construir um ambiente comprometido com o sucesso de cada aluno, resultando em avanços significativos no rendimento escolar e na equidade educacional”, explicou a diretora.
Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – O selo é um reconhecimento simbólico dado à gestão educacional, dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. A solenidade de entrega da certificação acontecerá em Brasília (DF), em data a ser definida. Entre os objetivos do Selo Alfabetização estão o incentivo a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o atingimento das metas de alfabetização e da redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).