Rio Bonito sediou, na última quarta-feira (29), o Fórum Regional de Turismo Fluminense – Edição Caminhos da Mata. O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, reuniu os municípios de Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá e São Gonçalo com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades pós-pandemia. Além de palestras, os visitantes também puderam assistir a apresentações culturais dos municípios e uma área para a gastronomia, o artesanato, e a cultura regional. O evento aconteceu no Rio Bonito Atlético Clube, no Centro.
O evento reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do setor, além de autoridades e especialistas em turismo. Este foi o 9º encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial de atração dos municípios fluminenses. Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região Caminhos da Mata.
Para o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, a presença do estado nesse evento na cidade, mostra o avanço que o turismo municipal alcançou. “É importante esse momento que nós estamos vivendo. Rio Bonito nunca foi olhado como uma opção de turismo, a gente sempre foi olhado com passagem para Região dos Lagos, e hoje você ver o estado parando na cidade, é uma conquista muito grande”, explicou o prefeito.
A programação do Fórum contou com palestras, mesas, e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor, como a geração de emprego. Durante a explanação do secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, ele disse que as cidades do interior foram as que mais receberam os turistas durante a pandemia.
Segundo Neves, o turismo serve como um impulsionador do retorno ao crescimento da economia. “É um dia de trabalho, de reflexão sobre o que podemos fazer para impulsionar o turismo. O turismo é a locomotiva dessa retomada do desenvolvimento econômico, porque ele é quem mais rapidamente responde a essa demanda de emprego, de renda, de interiorização e é disso que nós vamos falar aqui hoje”, destacou Neves.
Quem também destacou o fomento a geração de emprego foi o vice-prefeito Meco Contador. “O turismo é um seguimento muito importante para o estado do Rio, e principalmente para nossa região, Caminhos da Mata. Sempre tenho falado e defendo muito a geração de emprego. É importante o empresário, que é o fator mais importante nessa história toda, acreditar não só no poder público, mas acreditar na sua própria força de trabalho, acreditar no seu investimento e nessa indústria tão importante para nossa região, que é o turismo, a gente espera que esse evento venha fomentar mais a criação de postos de trabalho para toda indústria”, disse.
Artesanato
Maria Cristina é artesã de Tanguá, tem 64 anos e borda desde 4 anos de idade. Anos mais tarde, apaixonou-se pela técnica do ponto cruz e começou a desenvolver peças em tapeçaria. Há 11 anos foi morar em Tanguá, onde começou a exibir suas peças e logo foi ajudar no processo de revitalização e crescimento da feira do artesanato local.
“Eventos como esse valorizam o trabalho do artesanato e abre oportunidade para agregar valor turístico e identidade cultural a produção dos artífices. Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro”, festejou a artesã.
Fotos: Fabrício Gomes – Ascom Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro