Rio Bonito sedia Fórum Regional de Turismo Caminhos da Mata

às

Rio Bonito sediou, na última quarta-feira (29), o Fórum Regional de Turismo Fluminense – Edição Caminhos da Mata. O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, reuniu os municípios de Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá e São Gonçalo com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades pós-pandemia. Além de palestras, os visitantes também puderam assistir a apresentações culturais dos municípios e uma área para a gastronomia, o artesanato, e a cultura regional. O evento aconteceu no Rio Bonito Atlético Clube, no Centro.

O evento reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do setor, além de autoridades e especialistas em turismo. Este foi o 9º encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial de atração dos municípios fluminenses. Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região Caminhos da Mata.

Para o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, a presença do estado nesse evento na cidade, mostra o avanço que o turismo municipal alcançou. “É importante esse momento que nós estamos vivendo. Rio Bonito nunca foi olhado como uma opção de turismo, a gente sempre foi olhado com passagem para Região dos Lagos, e hoje você ver o estado parando na cidade, é uma conquista muito grande”, explicou o prefeito.

A programação do Fórum contou com palestras, mesas, e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor, como a geração de emprego. Durante a explanação do secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, ele disse que as cidades do interior foram as que mais receberam os turistas durante a pandemia.

Segundo Neves, o turismo serve como um impulsionador do retorno ao crescimento da economia. “É um dia de trabalho, de reflexão sobre o que podemos fazer para impulsionar o turismo.  O turismo é a locomotiva dessa retomada do desenvolvimento econômico, porque ele é quem mais rapidamente responde a essa demanda de emprego, de renda, de interiorização e é disso que nós vamos falar aqui hoje”, destacou Neves.

Quem também destacou o fomento a geração de emprego foi o vice-prefeito Meco Contador. “O turismo é um seguimento muito importante para o estado do Rio, e principalmente para nossa região, Caminhos da Mata. Sempre tenho falado e defendo muito a geração de emprego. É importante o empresário, que é o fator mais importante nessa história toda, acreditar não só no poder público, mas acreditar na sua própria força de trabalho, acreditar no seu investimento e nessa indústria tão importante para nossa região, que é o turismo, a gente espera que esse evento venha fomentar mais a criação de postos de trabalho para toda indústria”, disse.

Artesanato

Maria Cristina é artesã de Tanguá, tem 64 anos e borda desde 4 anos de idade. Anos mais tarde, apaixonou-se pela técnica do ponto cruz e começou a desenvolver peças em tapeçaria. Há 11 anos foi morar em Tanguá, onde começou a exibir suas peças e logo foi ajudar no processo de revitalização e crescimento da feira do artesanato local.

“Eventos como esse valorizam o trabalho do artesanato e abre oportunidade para agregar valor turístico e identidade cultural a produção dos artífices. Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro”, festejou a artesã.

 

Fotos: Fabrício Gomes – Ascom Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias