Roda de conversa sobre trajetórias artísticas e contribuições culturais fecha o sétimo dia da Flim

às
FOTO PARA SITE MODELO (3)

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebeu em seu sétimo dia, na segunda-feira (25/09), a roda de conversa “Trajetórias artísticas e contribuições culturais”, com a participação do cartunista Miguel Paiva, que tem uma longa carreira com personagens históricos, como a Radical Chic e Gatão de Meia Idade; do escritor, ilustrador e vencedor do prêmio Jabuti de Livro Infantil, Roger Mello; e do escritor e presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica.

Durante a palestra, foram abordados assuntos como a importância do acesso à educação e à cultura, a difusão do conhecimento, a troca de ideias e as contribuições na cultura e os múltiplos conhecimentos.

Para o cartunista Miguel Paiva, o evento eleva os conhecimentos e mostra que podemos trocá-los. “Temos que aprender a fazer de tudo um pouco. É muito bom ver e estar na Flim novamente – eu que já estive aqui em outra edição. É sensacional ver toda essa estrutura”, comentou.

Com a mesma opinião que o cartunista, o ilustrador Roger Mello comentou a importância da narrativa na vida das pessoas.

“É de suma importância incentivar a leitura, o que emociona, as referências e trocas de conhecimentos sobre coisas atuais e de outras épocas. Temos uma possibilidade de ir a lugares, sentir a dor do outro através da narrativa. A narrativa está ligada em muitas coisas e lugares. Aqui na Flim estamos vendo isso, troca de narrativas, conhecimentos e culturas”, destacou.

Manhã de muita alegria na Flim

Na parte da manhã de segunda-feira, a Flim recebeu milhares de estudantes, moradores e turistas para conhecer e se conectarem com a magia dos livros e eventos culturais. A animação ficou por conta da equipe do Brincantar, que contou histórias, dançou e divertiu a criançada.

David Yuri, de 9 anos, capoeira, aluno de fotografia e mídias sociais no projeto Cultura de Direitos, afirmou estar amando a Flim. “Estou adorando, não vejo a hora de poder comprar os livros e poder ler com meus amigos. Está demais aqui!”, disse o estudante.

Para Simone Cunha, moradora do bairro de Guaratiba, o evento é de extrema importância para incentivar e aumentar o consumo da leitura entre as crianças. “É sempre bom incentivamos a cultura da leitura entre as crianças e os jovens. A Flim está incrível e bem atrativa para todos os públicos”, comentou a administradora.

Banda Secult e Jô Borges encerram sétimo dia de festa

O sétimo dia de festa foi encerrado pela banda Secult com um tributo à cantora Rita Lee no Porão Cultural e pela cantora e compositora Jô Borges, que cantou um repertório recheado de samba e agitou a noite de segunda-feira no palco Sete Sois Sete Luas. Entre os sucessos, estavam ‘Zé do Caroço’, ‘Samba de Arerê’ e ‘Água de chuva no mar’.

Moradora de Inoã, Gabriela Lima, 49 anos, comentou sobre a diversidade da festa literária. “Estou adorando essa diversidade e integração. Acompanhei todas e essa, até o momento, foi a mais variada, arrumada e com diversidade cultural, variedade de livros e uma incrível área de alimentação. Que show bom, que roda de conversa dinâmica”, destacou.

Programação continua nesta terça-feira (26/09)

Nesta terça feira (26/09), a animação fica por conta da professora Alessandra Roscoe ma parte da manhã. À tarde, às 15h, a bailarina Ana Botafogo fará uma palestra sobre a importância da dança e das artes na educação. Às 18h haverá a Roda de Conversa com o tema “Rompendo barreiras na literatura”, com o editor e presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), Tomaz Adour; e os escritores Binho Cultura e Júlio Emilio Braz. O show da noite fica por conta do espetáculo de dança com Cia Filhos do Samba a partir das 20h30, seguido do show de Aziz Jr. e banda às 21h30.

Sobre a Flim 2023

Em uma área de seis mil metros quadrados na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, a 8ª edição da Flim tem uma estrutura com mais de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança abriga a Vila Pé de Maricá, em alusão à árvore que dá nome ao município, conta com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural é reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abriga 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart há um amplo espaço com puffs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se é um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.

Serviço

Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM
Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias