A liberação dos saques do Auxílio Emergencial provocou uma longa fila na manhã desta segunda-feira (27) na agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Rio Bonito. O cronograma de saques começou nesta segunda para pessoas nascidas nos meses de janeiro e fevereiro. A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai desta segunda até 5 de maio.
A fila para tentar acessar o banco começa na Rua Getúlio Vargas, dobra a esquina e se estende até a Rua Presidente Artur Bernardes. No local, muitas pessoas estão sem máscara de proteção e não estão respeitando o distanciamento recomendado, o que aumenta o risco de transmissão da Covid-19.
Os depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco. Para evitar aglomerações, agências da Caixa abriram duas horas mais cedo nesta segunda.
Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital, para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.
A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.