Serviço Especializado de Prótese Dentária para pacientes oncológicos é entregue em Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), entregou à população, o Serviço Especializado de Prótese Dentária para pacientes oncológicos,
às
ITA
SECOM Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), entregou à população, o Serviço Especializado de Prótese Dentária para pacientes oncológicos, na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, nesta quinta-feira (19/10).

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, que também é cirurgião-dentista, destacou a importância do serviço do município, que visa auxiliar na retomada da autoestima e superação dos traumas da luta contra o câncer.“Nós estamos cumprindo o nosso papel desde o primeiro dia, que é fazer a diferença na vida das pessoas e fazer com que essas pessoas tenham uma melhor condição, mais qualidade de vida e, principalmente, mais saúde, porque sem saúde a gente não vai a lugar nenhum. Temos que honrar o trabalho de cada um que faz parte dessa engrenagem, que vem transformando a história desse município”, disse Marcelo Delaroli.O serviço está disponível para pacientes em tratamento de câncer, pós-tratamento ou em fase de remissão da doença, que fazem acompanhamento odontológico clínico nas unidades de Atenção Primária do município ou que estejam em acompanhamento pela especialidade de Estomatologia. Até o momento, mais de 150 próteses, entre dentária e obturadora (aquelas que fecham as comunicações oronasal ou orofaríngena) foram entregues a pacientes do município.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a satisfação de participar de mais uma entrega destinada à população de Itaboraí.

“É muito gratificante entregar mais esse serviço da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Itaboraí, para a população. Sabemos que ainda precisamos avançar muito, mas quero honrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por cada profissional de Saúde para fazer esse avanço acontecer. Todos essas conquistas na área da Saúde são possíveis graças ao trabalho e comprometimento de toda a equipe liderada pelo prefeito Marcelo Delaroli, que nos injeta ânimo diariamente para transformar a vida das pessoas”, destacou o secretário.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Carolina Piontkovsky, o Serviço Especializado de Prótese Dentária foi implantado no município após uma pesquisa junto ao Serviço Especializado de Estomatologia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas unidades de atendimento da Atenção Primária com os todos os dentistas.

O intuito do serviço é devolver a autoestima e a funcionalidade nos pacientes que estão em tratamento de câncer, melhorando e facilitando a questão da alimentação. Vale ressaltar que não apenas o câncer de boca, e sim, todos os outros, conforme haja necessidade.

“Todos os ajustes, consulta de revisão, moldes e entrega das próteses são realizadas no consultório aqui na Policlínica de Manilha, com a protesista e protética. Quando falamos sobre prótese, a gente pensa logo em prótese dentária, mas não é só isso. A gente entende que os problemas bucais podem acontecer sim, principalmente nos casos dos pacientes que utilizam medicação forte para tratamento e passam por procedimentos de radioterapia. Esse é o governo da transformação e nós estamos aqui para isso, para somar e transformar cada consultório odontológico e levar mais especialidades para a população”, destacou a coordenadora.

Para participar do serviço é necessário que o paciente oncológico passe pela Unidade de Saúde da Família, onde serão avaliados pelos dentistas capacitados e encaminhados para o Serviço Especializado de Prótese Dentária, na Policlínica de Manilha. Lá, passarão por avaliação com a protesista e a protética para iniciar os trâmites para a colocação da prótese.

Um dos contemplados com a prótese obturadora foi o jovem João Lucas, de 20 anos. Após o diagnóstico de câncer no palato (conhecido como céu da boca), o morador de Manilha fez o tratamento e, nesta quinta-feira (19/10), colocou sua prótese.

“Descobri o câncer há pouco mais de dois meses, com a estomatogista do CEO, após biópsia. Fiz a cirurgia e hoje estou dando mais um passo importante, que tenho certeza que me ajudará muito. Com a prótese vou poder voltar a comer alimentos sólidos, e não apenas líquidos e pastosos como estava sendo. Assim como eu, outras pessoas precisam desse serviço. Estão de parabéns”, frisou João Lucas.

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias