Tanguá sediou o IV Simpósio de Guardas Civis Municipais e Segurança Pública, na última sexta-feira (23). O evento, realizado na Sala Ana Maria Gac, reuniu representantes de mais de 20 municípios fluminenses e colocou a cidade como referência estadual na formação e valorização das Guardas Municipais. A programação contou com homenagens, palestras técnicas e a entrega de carteiras funcionais com porte de arma aos novos integrantes do Grupo de Elite da GCM de Tanguá.
Além disso, leia também:
Tanguá inaugura creche no Centro e zera fila de espera por vagas
Para o prefeito Rodrigo Medeiros, o momento reflete o avanço institucional vivido pela cidade.
“Recebemos uma cidade sem estrutura e sem planejamento na segurança pública. Hoje, temos uma Guarda forte, armada e reconhecida por seu trabalho técnico e comprometido. Isso é fruto de planejamento, investimento e valorização dos nossos agentes”.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Tanguá, Weslei Lopes, ressaltou o esforço coletivo da corporação. “Conseguimos reorganizar a Guarda com responsabilidade e comprometimento. O reconhecimento recebido neste simpósio é resultado direto dessa dedicação”.
Já o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Major Fabiano Costa, destacou o impacto da integração com o Governo do Estado. “A parceria tem sido fundamental. Trabalhamos para devolver à cidade a sensação de segurança, beneficiando moradores, turistas e visitantes”.
Estiveram presentes autoridades como o delegado da Polícia Federal, Marcelo Daemon; o coronel Príncipe, representando a Polícia Militar; o sócio-proprietário do Clube de Tiro REARMY, de Rio Bonito, Walter Alves de Oliveira Jr., onde foram treinados os agentes que passaram a compor o grupo de elite da Guarda Civil Municipal; e representantes das forças de segurança de cidades como Guapimirim, Porciúncula, Campos, Rio das Ostras, Teresópolis, entre outras.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.