Uma van, que transportava 14 pacientes em tratamento em instituições de saúde da cidade do Rio, foi roubada na RJ-116, em Itaboraí, na madrugada desta quinta-feira (16), na altura do bairro Esperança, um dos acessos para a Reta Velha. O veículo trazia pacientes de Cantagalo para realizar tratamentos de hemodiálise e câncer.
A van seguia para o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro, o Hemorio. Os passageiros deixaram a cidade por volta das 0h e foram abordados por criminosos quatro horas depois, obrigados a deixarem a van. Eles foram abandonados na rodovia enquanto os bandidos fugiam com o veículo.
Os pacientes tiveram que aguardar por horas a chegada de outra van, e devido a demora, retornaram para Cantagalo. Segundo a Prefeitura, as consultas foram adiadas e estão sendo remarcadas. Horas depois, a van foi encontrada em um terreno baldio, após ter sido depenada e incendiada.
O caso foi registrado na 71ª DP, de Itaboraí, que investiga a ocorrência.