Após mais uma representação contra o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, Eduardo Soares, os vereadores que fazem oposição abandonaram a sessão da última quinta-feira (23), antes da mesma ser encerrada. Essa já é a terceira vez que o grupo composto por sete vereadores, Alex da Guarda, Carlinho da Praça, Diorle, Dudu, Neném de Boa Esperança, Reis e Humberto Belgues, pedem que o presidente da Casa seja investigado por ter cometido possíveis irregularidades ao infringir o Regimento Interno da Casa.
A representação da última quinta-feira (24), foi assinada pelos vereadores Diorle, que leu o documento, Carlinho da Praça, Neném de Boa Esperança, e Alex da Guarda.
Plenário quase vazio
A sessão já estava no período das explicações pessoais, e o vereador Marquinho Luanda havia começado a falar, quando os vereadores que fazem oposição ao presidente Eduardo Soares, Diorle, Alex da Guarda, Carlinho da Praça, Dudu, Neném de Boa Esperança, Reis e Humberto Belgues, saíram da sessão. Restando apenas os vereadores Marquinho Luanda, Fabiano Xeroca e Eduardo Soares, já que a vereadora Marlene Pereira não pode comparecer a reunião.
Ao final de sua explanação sobre os requerimentos que havia feito na sessão, sobre a criação de uma Casa de Idosos no município, e outros assuntos, o vereador Marquinho disse que sentia vergonha da atitude dos demais vereadores, e repudiava o ato de “protesto”.
“Comecei a falar, todos abandonaram o plenário. Eu fico até com vergonha porque eu acho um desrespeito ao parlamentar a quem está aqui se dedicando, lutando, visitando bairro, fazendo indicações em prol da população, e numa forma de protesto, pra mim é um protesto. Eu estou falando aqui é para o cidadão riobonitense, esse sim merece o meu respeito. Vamos debater coisas boas para o município. Quando vai debater coisa boa, todo mundo vai embora, mas se for pra brigar, as pessoas querem briga, aí ficam. Então deixo aqui meu repúdio a essa atitude dos nobres pares que fizeram isso”, disse Marquinho Luanda.
Entenda o caso
Na sessão da última terça-feira (21), os vereadores Humberto Belgues, Alex da Guarda, Dudu, Carlinho da Praça, Reis, Neném de Boa Esperança, e Diorle, novamente representaram contra o presidente Eduardo Soares. O documento lido pelo vereador Humberto, contém uma série de acusações de possíveis irregularidades cometidas pelo presidente e passíveis de destituição do cargo, de acordo com o Regulamento Interno da Câmara, caso sejam comprovadas. O mesmo pedido já havia sido feito na sessão do último dia 14.
Lívia Louzada