WSL: Chianca, Toledo, Dora e Italo vão às oitavas em Saquarema

às
wsl

Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb foram as primeiras brasileiras a entrar na água em Saquarema. Logo depois do primeiro round feminino, os homens entraram no Point de Itaúna para iniciar as disputas. Filipe Toledo e João Chianca mostraram que conhecem bem a onda e terminaram em primeiro nas suas disputas, se classificando direto para as oitavas de final. Yago Dora derrubou Gabriel Medina para a repescagem e avançou, assim como Italo Ferreira. Griffin Colapinto, líder do ranking, Jadson Andre, Caio Ibelli e Samuel Pupo também caíram para a repescagem.

No feminino, Silvana Lima acabou sendo eliminada na repescagem. A bateria de Tatiana Weston-Webb também seria disputada nesta sexta, mas acabou adiada para possivelmente sábado por conta das condições do mar.

Caio Ibelli ficou em terceiro e caiu para a repescagem

Caio Ibelli pegou uma bateria difícil na primeira disputa do masculino. O brasileiro surfou contra Ethan Ewing e Rio Waida, dois surfistas perigosos da nova geração. O australiano começou com duas notas medianas (6,50 + 5,67), mas suficientes para segurar a liderança até os últimos oito minutos.

O surfista da Indonésia, que apostou nos aéreos, conseguiu uma nota alta (7,43) e tomou o primeiro lugar. Caio Ibelli ficou na segunda colocação. Brasileiro tinha uma nota 7,00, mas ainda precisava de 6,97 para virar o jogo. Ethan Ewing estava em terceiro até o último minuto. O australiano pegou uma onda ótima no fim da bateria e virou em cima de Rio Waida.

Chumbinho faz 14,83 no somatório e avança às oitavas

Diferentemente da primeira disputa do round masculino, a bateria de João Chianca começou mais devagar. Depois dos 15 minutos iniciais, o local de Saquarema se impôs e assumiu a liderança com uma nota 7,00. Brasileiro surfou contra Matthew McGillivray e Seth Moniz em busca de uma vaga nas oitavas. Chumbinho ainda conseguiu aumentar mais o somatório depois de tirar um 7,83 nos últimos dois minutos. Seth Moniz e McGillivray ficaram precisando de ondas na casa dos nove pontos, mas não conseguiram virar. João avançou em primeiro e se classificou para as oitavas de final.

Samuel Pupo faz nota 8, mas cai para a repescagem; Toledo avança

Em uma bateria com Samuel Pupo e Filipe Toledo, a torcida já se prepara para um show de aéreos. Mas quem começou voando foi o adversário dos brasileiros. Callum Robson pegou uma direita, acertou um aéreo bem alto e fez 7,50 para abrir a disputa. Samuel Pupo não quis ficar para trás e devolveu com a maior nota da bateria (8,00). Quem não voou foi Toledo. O atual campão de El Salvador conseguiu virar o jogo nos últimos dez minutos com duas ondas de manobras de borda e segurou a liderança até o final. Samuel e Callum caíram para a repescagem.

Jadson Andre e Griffin Colapinto caem para repescagem

Jadson Andre pulou para a dianteira logo no início da série, com notas 5,57 e 1,93. Aumentou um pouco mais a diferença com um 2,67 na sequência. Liam O’Brien conseguiu tomar a ponta pouco depois, empurrando Griffin Colapinto, líder do ranking, para a terceira posição. O nível das ondas caiu, prejudicando muito a busca por novas manobras.

O australiano, porém, trocou sua nota mais baixa e foi a 10,13 no somatório. Jadson e Griffin até tentaram tirar a diferença no fim, mas não conseguiram. O’Brien garantiu a classificação, derrubando os rivais para a repescagem.

Yago Dora voa, vai às oitavas e manda Medina à repescagem

Yago Dora abriu a contagem com uma nota 4,33. Mas Gabriel Medina logo saltou para a liderança com uma nota 6,0. Dora, com 5,83, mostrou que estava firme na briga por um lugar nas oitavas. Mas o tricampeão mundial não demorou a desfilar seus aéreos. Com uma bela manobra, arrancou um 7,00 dos juízes e retomou a liderança com 13,83 no somatório.

Mas Yago conseguiu a melhor nota do dia até ali com a mesma arma. Com um aéreo alto, o brasileiro derrubou o compatriota da ponta a menos de dois minutos do fim. Medina ainda aumentou sua nota, com 8,17, mas não conseguiu voltar à ponta. Assim, Dora avançou às oitavas e derrubou Medina e Ian para a repescagem.

John John consegue melhor nota do dia

John John mostrou estar à vontade em Saquarema. O havaiano encaixou um belo aéreo em meio a uma bateria sem muitas ondas. A manobra arrancou 9,00 dos juízes, a melhor nota do dia. Assim, garantiu a vaga nas oitavas de final, mandando Connor O’Leary e Jordy Smith para a repescagem.

Italo avança com sobras

Italo abriu a disputa logo com um aéreo e uma nota 8,00. Fioravanti tentou reagir com um somatório formado por notas 6,00 e 5,17. O brasileiro, porém, logo arrancou mais um 7,00 para deixar os rivais em situação difícil – Igarashi, por exemplo, estava em combinação.

As condições pioraram muito a partir dali. Os surfistas até tentaram novas manobras, mas pouca coisa mudou na classificação. Tranquilo na ponta, Italo garantiu a classificação para as oitavas.

Baterias masculino

  1. Ethan Ewing (AUS) 14,20 x Rio Waida (IND) 14,13 x Caio Ibelli (BRA) 12,47
  2. João Chianca (BRA) 14,83 x Matthew McGillivray (AFS) 8,96 x Seth Moniz (HAV) 10,20
  3. Filipe Toledo (BRA) 14,53 x Callum Robson (AUS) 13,83 x Samuel Pupo (BRA) 14,50
  4. Liam O’Brien (AUS) 10,33 x Jadson André (BRA) 8,24 x Griffin Colapinto (EUA) 6,73
  5. Yago Dora (BRA) 15,53 x Gabriel Medina (BRA) 15,17 x Ian Gentil (HAV) 8,40
  6. Ryan Callinan (AUS) 13,44 x Jack Robinson (AUS) 10,20 x Barron Mammiya (HAV) 6,26
  7. John John Florence (HAV) 15,67 x Connor O’Leary (AUS) 10,83 x Jordy Smith (AFS) 9,63
  8. Italo Ferreira (BRA) 15,00 x Leonardo Fioravanti (ITA) 11,40 x Kanoa Igarashi (JAP) 9,13

Crédito: ge.globo.com

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias