Além do show do Xamã, que trouxe em seu repertório sucessos como “Deixe-me ir”, “Era uma vez”, “Escorpião”, “Malvadão”, “Câncer”, entre outras músicas que levantaram a multidão presente. A programação de domingo contou também com o pagode dos grupos Os Mulekes e Akatu. A apresentação ficou por conta da Deborah Duarte, da ex-panicat Nicole Bahls e do digital influencer Tokinho, que trouxeram muita animação para o público.
O secretário de Turismo, Robson Dutra, agradeceu ao público presente, que prestigiou os 209 anos de Maricá.
“As comemorações todo ano são cada vez mais surpreendentes e esse ano trouxemos um pouco do carnaval baiano, com direito a trio elétrico. Procuramos ouvir a população para saber quais artistas trazer e conseguimos agradar dos jovens a melhor idade. Quero agradecer aos maricaenses e turistas que vieram prestigiar os dias de festa, que foi um sucesso. Agora é nos prepararmos para os próximos”, destacou.
Xamã elogiou a vibração do público presente e a emoção de poder ser escolhido para apresentar suas músicas nos 209 anos da cidade. “Foi maravilhoso ver a energia da galera de Maricá. Espero voltar mais vezes. Recebi muita mensagem falando que a passagem na cidade é de graça. Agradeço muito por poder estar aqui nessa festa linda”, disse.
O grupo mineiro Akatu cantou parabéns pelo aniversário da cidade e não deixou ninguém parado com muita interação com o público. “Uma felicidade imensa estar aqui. É a nossa primeira vez aqui. Maricá é uma cidade tão importante e uma alegria e satisfação imensa e a galera cantou nossas músicas. Sermos escolhidos para estarmos aqui é muito gratificante”, contou.
Público aprovou os shows
Morador de São Gonçalo, o estudante Thiago Santos, 22 anos, contou que é fã de Xamã e aproveitou a oportunidade para curtir. “Xamã tem músicas muito boas, admiro muito o trabalho dele, são letras que mostram os problemas atuais. Vim com meus primos e amigos para poder curtir. Estou adorando tudo aqui”, disse.
Moradora de Cordeirinho, Thaís Dias, de 32 anos, explica que foi ao show motivada pela filha, de 8 anos, que conheceu o Xamã através do aplicativo Tiktok. “Minha filha fica fazendo as dancinhas do tiktok com a música do Xamã e disse que não poderia perder o show dele. Estou aqui e ela está curtindo muito. O palco está lindo, a estrutura está muito bem organizada”, pontuou.
Moradora de Inoã, Carla Andrade, 29 anos, falou que curtiu os dois fins de semana de shows na cidade.
“Fui no Xanddy e Chiclete com Banana na semana passada e aproveitei o feriado e vim curtir Raça Negra, Belo e agora Xamã. Foi uma festa maravilhosa para todos. Parabéns, Maricá”, finalizou.
Fiscalização
Nos dias de evento, fiscais de posturas realizaram de forma educativa e preventiva a conscientização do público sobre o uso de garrafas de vidro e seus riscos para os frequentadores dos shows. A ação contou com centenas de fiscais e funcionários de apoio distribuídos pelos locais de festa.
Estrutura
Os locais de show ainda contaram com uma vasta praça de alimentação com gastronomia e muitas variedades de alimentos e bebidas, além de postos médicos com ambulâncias localizadas em pontos estratégicos do evento que realizaram atendimento do público presente. Além disso, o evento dispôs de área destinada para Pessoas com Deficiência (PCD) e mais de 200 banheiros químicos.
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar atuaram na identificação de crianças, com a utilização de pulseiras, contendo nome e telefone do responsável. Telões também foram espalhados por todo evento para proporcionar melhor visão do palco para todo o público.
Segurança
Ao todo, mais de 950 agentes de segurança atuaram nos dias de festejos. A ação foi planejada para que maricaenses e turistas possam aproveitar os shows e eventos que vão acontecer no município com tranquilidade.
Uma base móvel, equipada com quatro câmeras de monitoramento, também foi instalada na Barra de Maricá, para garantir a segurança do evento e contou com agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e policiais militares que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A Polícia Militar também atuou no local das festas.