Edson Soares
ALLAN MACHADO
Em entrevista ao Blog Jornal Cultura Viva, no dia 13 de julho, o Profissional de Educação Física, Allan Machado, falou sobre sua decisão na área. “Tive a influência de Professores de Educação Física no período escolar, do meu irmão, que também fez o mesmo curso e, pelo prazer que sempre tive em estar envolvido com o esporte, praticando, ajudando, assistindo”, relatou.
ESTUDO
Residente em Itaboraí e docente no município e em Rio Bonito, Machado falou sobre o que considera mais importante no estudo da Educação Física. “Não consigo apontar algum conteúdo que seja mais importante, pois a disciplina abrange alguns aspectos, como: físicos, fisiológicos e psicológicos e, diante da tal complexidade, vejo a necessidade de um estudo mais amplo para um melhor entendimento e aplicação”, priorizou.
OFÍCIO
Sobre o ofício de lecionar na escola, Machado fez uma observação. “Com todos os problemas e dificuldades, sou grato a Deus por estar fazendo o que me faz feliz”, avaliou.
ATLETAS
Se da escola podem sair atletas a partir das aulas e dos treinos, o professor fez uma análise. “não vejo como habitual até porque a Educação Física Escolar não tem o objetivo de formar atleta e, sim, cidadãos ativos, saudáveis, conhecedores do seu corpo e da importância da prática da atividade física para a sua longevidade; aí sim, dentro desse contexto, com certeza, teremos alunos com características e habilidades inerentes ao esporte de alto rendimento que, através de observações feitas por profissionais que atuam nesse ramo, podem ser encaminhados a centros de treinamentos e começarem um trabalho para, quem sabe, no futuro, se tornarem atletas”, explicou.
ESPORTES
Na infância e na adolescência a prática de esportes é fundamental. Mas, o professor sugere limites. “Sem dúvidas, a prática da atividade física é fundamental em todas as fases de nossa vida, cada uma delas com suas particularidades e, acredito que, dentre todos os cuidados necessários, podemos citar alguns: avaliação médica, avaliação nutricional e realizar atividade física com a orientação/supervisão de um Profissional de Educação Física”, elencou.
INSPIRAÇÃO
Sua inspiração no esporte tem vários responsáveis. ”O esporte é que me inspira e me motiva! Em relação aos atletas, não tenho uma inspiração específica, tenho admiração por inúmeros, alguns já aposentados, outros já não estão entre nós e, outros ainda, na ativa, mas procuro sempre observá-los e extrair algo positivo de cada um deles”, disse Machado.
QUEM INDICA O QUÊ
QUEM? Allan Machado.
OCUPAÇÃO: Profissional de Educação Física.
INDICA O QUÊ? O livro “Os Salvadores da Cidade”, do autor Théo Castro da Silva.
SUA OPINIÃO: Ótima oportunidade para entender, de forma rápida e lúdica, a pureza e a imaginação de uma criança.