Dezembro foi um mês de fortes emoções para o ‘loneiros’, como são conhecidos os professores, alunos e colaboradores do Lona na Lua, instituição que se firmou no cenário nacional como modelo de movimento sociocultural. Com direito a visita do Papai Noel, que foi ao ar no dia 23 no programa ‘É de Casa’, da Tv Globo, e show da Banda Lona na Lua aos pés do Cristo Redentor, o último mês do ano fechou com chave de ouro uma temporada de sucesso e conquistas para a Associação Cultural e Social Lona na Lua. “Tivemos um ciclo espetacular, com muitos momentos de felicidade para alunos de nossas duas unidades, em Rio Bonito e Tanguá.”, vibra Zeca Novais, fundador e diretor do Lona na Lua.
E motivos para comemorar não faltam. Pela terceira vez contemplada pelo Criança Esperança, em 2023 a instituição ganhou uma Biblioteca, localizada na unidade de Rio Bonito. “É uma nova ferramenta de inclusão social. Mais livros, que vão contribuir diretamente com o aprendizado dos nossos alunos. A notícia para 2024 é que o Criança Esperança segue como nosso parceiro. Seremos contemplados pela quarta vez, agora com uma Biblioteca Volante, que vai visitar escolas da região.”, destaca Zaira Miranda, Coordenadora de projetos.
E a parceria do Lona na Lua com a Globo não se resumiu apenas ao Criança Esperança. De setembro a novembro, a Lona recebeu o Programa de Transição de Coordenadores da emissora. Profissionais de diversas áreas utilizaram a metodologia da organização como modelo de liderança e gestão de pessoas. Executivos e coordenadores da Globo visitaram Tanguá e assistiram apresentações dos alunos, além de uma palestra com Zeca Novais sobre os conceitos de antifragilidade, liderança e protagonismo sociocultural. Foram mais de 300 lideranças presentes e o projeto continua em 2024.
Pela terceira vez consecutiva os artistas brilharam no palco da Bienal Internacional do Livro, realizada no Riocentro. O espetáculo ‘Dom Quixote’ encantou e divertiu crianças e adultos no palco infantil do maior evento literário do país.
Lançado em Rio Bonito em 2016, o livro “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”, de Rafael Cal, é um marco literário na região. Este ano, a primeira obra literária da instituição ganhou uma versão em audiolivro, disponível gratuitamente no youtube.
O projeto “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua: Audiolivro” contou com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste RJ.
Durante todo o ano, novos talentos do Lona na Lua foram apresentados ao grande público. Os espetáculos ‘Sonho de uma Noite de Verão’ e ‘Dom Quixote’ alcançaram mais de 5 mil pessoas, trazendo no elenco jovens atores, atrizes, acrobatas, músicos e bailarinos. A banda Lona na Lua ganhou um novo formato e se apresentou em eventos como o programa “Milhas do Conhecimento”, uma plataforma interna da Rede Globo, e na Semana dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O público também pôde conferir os artistas do Lona na Lua na tela da Tv. Durante a campanha do Criança Esperança, a tanguaense Helena Abreu, 13 anos, dividiu o palco com Levi Asaf e Babu Santana. Já a riobonitense Elena Diniz, 11 anos, foi destaque durante os intervalos comerciais da emissora.
Quem também viveu um ano mágico foi a aluna Giovanna Amolinário. Em junho, a loneira de 12 anos de idade chegou na segunda fase do The Voice Kids e em agosto cantou no palco do Criança Esperança ao lado de Ivete Sangalo, homenageando a eterna Rita Lee. Em novembro, Giovanna se apresentou como solista da Orquestra Jovem do Rio de Janeiro na inauguração da árvore de natal do Barra Shopping e em dezembro cantou aos pés do Cristo Redentor com a banda Lona na Lua.
Para o Coordenador de projetos Wallace Silva, todo esse sucesso tem um motivo: Os apoios conquistados pelo Lona na Lua em 2023. “Durante todo o ano pudemos contar com o patrocínio da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e com o apoio do Criança Esperança. Estabelecemos parcerias importantes com Sesc, Águas do Rio e a empresa Patense, além dos apoios institucionais da Prefeitura de Tanguá e do Ministério Público do Rio de Janeiro. Através destas parcerias, em 2023 adquirimos nosso primeiro automóvel e construímos nossa primeira Biblioteca. No próximo ano teremos outras conquistas.”
Para Gabriele Rangel, instrutora e produtora executiva, o trabalho desenvolvido pela instituição vai muito além dos destaques artísticos. “O Lona na Lua é reconhecido por uma gestão de excelência. Grandes empresas e diversos setores governamentais enxergam nosso trabalho com muito respeito. São mais de 7 mil alunos ao longo de 14 anos, atualmente geramos 21 empregos de forma direta. Conquistamos nosso espaço com muito suor e responsabilidade. E é por isso que essas coisas bonitas acontecem. Não tem mágica. É trabalho.”
Veja também: A Banda Lona na Lua se apresenta no Cristo Redentor nesta quinta-feira, e nos acompanhe nas redes sociais.