Lona na Lua faz balanço de 2023: “Um ano de trabalho e conquistas”

Com direito a visita do Papai Noel, que foi ao ar no dia 23 no programa ‘É de Casa’, da Tv Globo, e show da Banda Lona na Lua aos pés do Cristo Redentor
às
zc 12
Foto: Divulgação/ Lona na Lua

Dezembro foi um mês de fortes emoções para o ‘loneiros’, como são conhecidos os professores, alunos e colaboradores do Lona na Lua, instituição que se firmou no cenário nacional como modelo de movimento sociocultural. Com direito a visita do Papai Noel, que foi ao ar no dia 23 no programa ‘É de Casa’, da Tv Globo, e show da Banda Lona na Lua aos pés do Cristo Redentor, o último mês do ano fechou com chave de ouro uma temporada de sucesso e conquistas para a Associação Cultural e Social Lona na Lua. “Tivemos um ciclo espetacular, com muitos momentos de felicidade para alunos de nossas duas unidades, em Rio Bonito e Tanguá.”, vibra Zeca Novais, fundador e diretor do Lona na Lua.

E motivos para comemorar não faltam. Pela terceira vez contemplada pelo Criança Esperança, em 2023 a instituição ganhou uma Biblioteca, localizada na unidade de Rio Bonito. “É uma nova ferramenta de inclusão social. Mais livros, que vão contribuir diretamente com o aprendizado dos nossos alunos. A notícia para 2024 é que o Criança Esperança segue como nosso parceiro. Seremos contemplados pela quarta vez, agora com uma Biblioteca Volante, que vai visitar escolas da região.”, destaca Zaira Miranda, Coordenadora de projetos.

Um ano de trabalho e conquistas/ Foto: Divulgação Lona na Lua

E a parceria do Lona na Lua com a Globo não se resumiu apenas ao Criança Esperança. De setembro a novembro, a Lona recebeu o Programa de Transição de Coordenadores da emissora. Profissionais de diversas áreas utilizaram a metodologia da organização como modelo de liderança e gestão de pessoas. Executivos e coordenadores da Globo visitaram Tanguá e assistiram apresentações dos alunos, além de uma palestra com Zeca Novais sobre os conceitos de antifragilidade, liderança e protagonismo sociocultural. Foram mais de 300 lideranças presentes e o projeto continua em 2024.
Pela terceira vez consecutiva os artistas brilharam no palco da Bienal Internacional do Livro, realizada no Riocentro. O espetáculo ‘Dom Quixote’ encantou e divertiu crianças e adultos no palco infantil do maior evento literário do país.

Lançado em Rio Bonito em 2016, o livro “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”, de Rafael Cal, é um marco literário na região. Este ano, a primeira obra literária da instituição ganhou uma versão em audiolivro, disponível gratuitamente no youtube.
O projeto “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua: Audiolivro” contou com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste RJ.

Aluna Giovanna Amolinário e a cantora Ivete Sangaço no Criança Esperança Foto: Lona na Lua

Durante todo o ano, novos talentos do Lona na Lua foram apresentados ao grande público. Os espetáculos ‘Sonho de uma Noite de Verão’ e ‘Dom Quixote’ alcançaram mais de 5 mil pessoas, trazendo no elenco jovens atores, atrizes, acrobatas, músicos e bailarinos. A banda Lona na Lua ganhou um novo formato e se apresentou em eventos como o programa “Milhas do Conhecimento”, uma plataforma interna da Rede Globo, e na Semana dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O público também pôde conferir os artistas do Lona na Lua na tela da Tv. Durante a campanha do Criança Esperança, a tanguaense Helena Abreu, 13 anos, dividiu o palco com Levi Asaf e Babu Santana. Já a riobonitense Elena Diniz, 11 anos, foi destaque durante os intervalos comerciais da emissora.

Quem também viveu um ano mágico foi a aluna Giovanna Amolinário. Em junho, a loneira de 12 anos de idade chegou na segunda fase do The Voice Kids e em agosto cantou no palco do Criança Esperança ao lado de Ivete Sangalo, homenageando a eterna Rita Lee. Em novembro, Giovanna se apresentou como solista da Orquestra Jovem do Rio de Janeiro na inauguração da árvore de natal do Barra Shopping e em dezembro cantou aos pés do Cristo Redentor com a banda Lona na Lua.

Lona na Lua renova parceria com Amperj Foto: Lona na Lua

Para o Coordenador de projetos Wallace Silva, todo esse sucesso tem um motivo: Os apoios conquistados pelo Lona na Lua em 2023. “Durante todo o ano pudemos contar com o patrocínio da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e com o apoio do Criança Esperança. Estabelecemos parcerias importantes com Sesc, Águas do Rio e a empresa Patense, além dos apoios institucionais da Prefeitura de Tanguá e do Ministério Público do Rio de Janeiro. Através destas parcerias, em 2023 adquirimos nosso primeiro automóvel e construímos nossa primeira Biblioteca. No próximo ano teremos outras conquistas.”

Para Gabriele Rangel, instrutora e produtora executiva, o trabalho desenvolvido pela instituição vai muito além dos destaques artísticos. “O Lona na Lua é reconhecido por uma gestão de excelência. Grandes empresas e diversos setores governamentais enxergam nosso trabalho com muito respeito. São mais de 7 mil alunos ao longo de 14 anos, atualmente geramos 21 empregos de forma direta. Conquistamos nosso espaço com muito suor e responsabilidade. E é por isso que essas coisas bonitas acontecem. Não tem mágica. É trabalho.”

Veja também: A Banda Lona na Lua se apresenta no Cristo Redentor nesta quinta-feira, e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias