Uma notificação inesperada do Google apareceu nos aparelhos Android de moradores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (14). Era um alerta de um terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. O fenômeno natural teria magnitude entre 4,2 e 5,5 na escala Richter. Google, em nota, pede desculpas pelo ocorrido.
De acordo com o G1, a Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta madrugada, assim como a Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Leia também: Sensação térmica no Rio de Janeiro pode atingir 62,7 graus
Além disso, os alertas do Google não tem relação com as notificações enviadas pela Defesa Civil, já que este órgão envia mensagens por meio de um sistema criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ainda segundo o G1, em nota, o Google afirma que desativou o sistema de alertas de terremoto no Brasil.
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Alerta de terremoto em Androids assusta moradores de Minas, SP Incêndio em fábrica de fantasias no Rio tem sete pessoas Operação em morro de […]