Um avião cargueiro da companhia aérea Azul fez um pouso não programado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na última sexta-feira (27). A aeronave, um Boeing 737, havia decolado do mesmo aeroporto pela manhã, mas logo depois da decolagem começou a voar em círculos. Entenda abaixo o procedimento.
Em nota, a Azul a informou o avião precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas. “O pouso foi coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança. A tripulação seguiu todos os procedimentos previstos nesta situação”, disse a companhia. A assessoria do aeroporto confirmou que a aeronave pousou em segurança às 12h41.
A aeronave havia decolado de Viracopos às 09h50 com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Mas logo depois da decolagem iniciou o procedimento de retorno. O avião ficou circulando sobre cidades da região como Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP) e chamou a atenção dos moradores.
Questionado pela torre pela comunicação por rádio, o piloto do avião informou que não seria necessária nenhuma assistência em solo, como a presença de bombeiros, durante o pouso. “Não, está tudo tranquilo”, respondeu o piloto.
‘Alijamento de combustível’
Esses círculos no ar são uma medida comum e corriqueira na aviação. O piloto fica dando voltas com o avião enquanto faz o procedimento chamado ‘alijamento de combustível’, que é o despejo de combustível no ar.
O alijamento é utilizado para garantir a segurança do pouso não programado. Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o piloto precisa jogar esse combustível fora para diminuir o peso da aeronave.