Avião da Azul voa em círculos por 3 horas e retorna ao aeroporto de Viracopos por ‘questões técnicas’

Aeronave decolou de Campinas às 09h50 e retornou ao aeroporto às 12h41; avião fez o procedimento de despejar combustível antes de pousar.
às
Screenshot_7
Avião ficou dando voltas sobre cidades da região de Campinas e depois retornou a Viracopos — Foto: Reprodução/FlightRadar24

Um avião cargueiro da companhia aérea Azul fez um pouso não programado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na última sexta-feira (27). A aeronave, um Boeing 737, havia decolado do mesmo aeroporto pela manhã, mas logo depois da decolagem começou a voar em círculos. Entenda abaixo o procedimento.

Em nota, a Azul a informou o avião precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas. “O pouso foi coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança. A tripulação seguiu todos os procedimentos previstos nesta situação”, disse a companhia. A assessoria do aeroporto confirmou que a aeronave pousou em segurança às 12h41.

A aeronave havia decolado de Viracopos às 09h50 com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Mas logo depois da decolagem iniciou o procedimento de retorno. O avião ficou circulando sobre cidades da região como Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP) e chamou a atenção dos moradores.

Questionado pela torre pela comunicação por rádio, o piloto do avião informou que não seria necessária nenhuma assistência em solo, como a presença de bombeiros, durante o pouso. “Não, está tudo tranquilo”, respondeu o piloto.

‘Alijamento de combustível’

Esses círculos no ar são uma medida comum e corriqueira na aviação. O piloto fica dando voltas com o avião enquanto faz o procedimento chamado ‘alijamento de combustível’, que é o despejo de combustível no ar.

O alijamento é utilizado para garantir a segurança do pouso não programado. Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o piloto precisa jogar esse combustível fora para diminuir o peso da aeronave.

Crédito: g1

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias