Avião da Azul voa em círculos por 3 horas e retorna ao aeroporto de Viracopos por ‘questões técnicas’

Aeronave decolou de Campinas às 09h50 e retornou ao aeroporto às 12h41; avião fez o procedimento de despejar combustível antes de pousar.
às
Screenshot_7
Avião ficou dando voltas sobre cidades da região de Campinas e depois retornou a Viracopos — Foto: Reprodução/FlightRadar24

Um avião cargueiro da companhia aérea Azul fez um pouso não programado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na última sexta-feira (27). A aeronave, um Boeing 737, havia decolado do mesmo aeroporto pela manhã, mas logo depois da decolagem começou a voar em círculos. Entenda abaixo o procedimento.

Em nota, a Azul a informou o avião precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas. “O pouso foi coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança. A tripulação seguiu todos os procedimentos previstos nesta situação”, disse a companhia. A assessoria do aeroporto confirmou que a aeronave pousou em segurança às 12h41.

A aeronave havia decolado de Viracopos às 09h50 com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Mas logo depois da decolagem iniciou o procedimento de retorno. O avião ficou circulando sobre cidades da região como Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP) e chamou a atenção dos moradores.

Questionado pela torre pela comunicação por rádio, o piloto do avião informou que não seria necessária nenhuma assistência em solo, como a presença de bombeiros, durante o pouso. “Não, está tudo tranquilo”, respondeu o piloto.

‘Alijamento de combustível’

Esses círculos no ar são uma medida comum e corriqueira na aviação. O piloto fica dando voltas com o avião enquanto faz o procedimento chamado ‘alijamento de combustível’, que é o despejo de combustível no ar.

O alijamento é utilizado para garantir a segurança do pouso não programado. Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o piloto precisa jogar esse combustível fora para diminuir o peso da aeronave.

Crédito: g1

Veja também

O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período.
às
Ação solidária impacta comunidade e reforça compromisso social da Conect Internet
às
Carnaval injetou R$ 5 bilhões na economia da cidade do Rio no mês de fevereiro. O público estimado foi de 8 milhões de pessoas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias