O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação de Niterói (Sepe-Niterói) anuncia greve nas turmas de educação infantil do município a partir da próxima segunda-feira (10). A decisão vem após uma série de mudanças, anunciadas pela Prefeitura, que desagradaram os servidores.
Entre as medidas criticadas pelos professores estão o fim da bidocência – presença de um professor regente e um professor de educação especial em uma turma – nas turmas com crianças de 4 e 5 anos. De acordo com o portal O São Gonçalo, o prefeito, Rodrigo Neves (PDT), e o secretário de Educação, Bira Marques (PDT), tiveram uma reunião com diretoras das unidades municipais de educação infantil e afirmaram que a decisão tem o objetivo de cortar gastos.
Além disso, leia também:
Febre oropouche já é encontrada em cidades da região
Outra ação repreendida pelo Sepe-Niterói foi o aumento de estudantes por turmas de 1 e 2 anos, podendo totalizar até 20 alunos em uma classe, quantidade que é permitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas segundo o Sindicato, a mudança pode prejudicar a qualidade do ensino.
Ainda segundo o portal O São Gonçalo, o vereador, Professor Tulio (PSOL), afirmou que vai protocolar uma reclamação contra as medidas ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). “(As medidas) vão afetar as condições de trabalho dos educadores e impactar negativamente o processo de ensino-aprendizado das crianças”.
Fonte: O São Gonçalo
Siga o Jornal Folha da Terra em nossas redes sociais.