De Rio Bonito para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O jovem riobonitense, Kaio Borges, de 18 anos, está disputando a competição pelo time Sub-20 do Fluminense. Sua trajetória no clube começou quando tinha apenas nove anos. Desde então, ele participou e ganhou diversos campeonatos, como o Brasileirão e a Copa do Brasil, ambos na categoria Sub-17, em 2024. No mesmo ano, Kaio também foi convocado pela Seleção Brasileira na Cascais Luso Cup – torneio internacional voltado para seleções sub-17 de países de língua portuguesa. Hoje, o lateral direito sonha com uma vaga no elenco profissional do tricolor carioca, “se Deus quiser, vou realizar o sonho de estrear como profissional”, disse o jovem.
Leia também: Eliza Samudio e Cristiano Ronaldo: passaporte perdido traz à tona possível relacionamento
Antes de se tornar um “Moleque de Xérem” – apelido concedido pelo clube aos atletas formados em sua base – Kaio treinou no tradicional Rio Bonito Atlético Clube. Em entrevista ao Jornal Folha da Terra, o atleta contou sobre o início de sua carreira e sua chegada ao Fluminense, em 2017.
“Comecei jogando futsal aos seis anos pelo Rio Bonito Atlético Clube. Lá também tinha campo, então eu fazia os dois, até que vim para o Fluminense. A gente treinava só no último sábado do mês. Fui convidado para disputar um campeonato pelo Canto do Rio, me destaquei e, no Sub-10, cheguei aqui. Foi assim que iniciei minha trajetória no clube”, explicou Kaio.
Ele ainda completou destacando a influência com jogadores mais novos da cidade.
“Rio Bonito é uma cidade pequena, mas tem outros grandes jogadores. Fico feliz de representar da melhor forma possível os menores, que podem me ver e usar como espelho para também conquistar seu espaço”, disse o atleta.

Há cerca de nove anos defendendo o tricolor carioca, o riobonitense que atua como lateral direito, treinou algumas vezes ao lado do time profissional e chegou a ser relacionado para alguns jogos. No entanto, ainda espera sua estreia na equipe principal.
“Vivi grandes momentos, em que pude ser campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão Sub-17, convocado pela Seleção e, depois, ter a oportunidade de estar no futebol profissional e pegar relação de alguns jogos. Aprendi muito lá. Agora, o que posso trazer para a Copinha é meu espírito vencedor. Estou em um grupo de gerações muito vencedoras, então espero que a gente possa fazer nosso melhor, ser campeão e, daqui para a frente, chegar bem ao restante da temporada. Se Deus quiser, vou realizar o sonho de estrear como profissional”, destacou Kaio.
A história de Kaio no Fluminense ainda pode ganhar mais capítulos, já que no último ano, ele teve seu contrato renovado até 2028.

Copinha 2026
Com cinco títulos da Copinha em sua história, o Fluminense busca alcançar o hexacampeonato neste ano. A estreia do clube na competição aconteceu na última segunda-feira (5), contra o Água Santa. Na partida, vencida por 2×0 pelo tricolor, Kaio Borges fez parte da equipe titular e comentou sobre a expectativa pelo título.
“Seria uma honra trazer de volta o título da Copinha, já que o Fluminense é o segundo maior campeão. A gente ficaria muito feliz. Os torcedores, todo mundo. (Espero) que, no decorrer da temporada, nossa equipe consiga grandes títulos”, afirmou Kaio, que retorna aos gramados nesta quinta-feira (8), quando o tricolor enfrenta o Brasiliense, às 16h30.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Atleta de Rio Bonito, Kaio Borges, disputa título da Copinha pelo Fluminense […]
[…] Leia também: Atleta de Rio Bonito, Kaio Borges, disputa título da Copinha pelo Fluminense […]