O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no dia 4 de julho e suspendeu o expediente no dia 7, devido à realização da reunião da Cúpula dos Brics, que acontece na cidade do Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. O decreto, publicado em Diário Oficial, vale somente para os serviços públicos situados no município do Rio. Os serviços essenciais como segurança, saúde e demais atendimentos indispensáveis seguem funcionando normalmente.
O governador Cláudio Castro afirmou que o ponto facultativo vai ajudar na realização do evento.
“O Rio de Janeiro é a capital dos grandes eventos, então vamos unir esforços e mobilizar nossos agentes para garantir a segurança das delegações que virão para a reunião de cúpula do Brics e para a nossa população. Com o ponto facultativo, o trânsito vai fluir melhor para a locomoção das comitivas e dos participantes do evento, mas os serviços essenciais continuam em funcionamento para garantir o atendimento dos cidadãos” disse o governador.
A segurança terá um planejamento especial com cerca de 17 mil policiais civis e militares, além dos agentes do Programa Segurança Presente. Entre 2 e 9 de julho, o Rio de Janeiro contará com a atuação das Forças Armadas do governo federal para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O esquema será semelhante ao promovido para a reunião da cúpula do G20, em novembro de 2024.
Saiba mais sobre o funcionamento de alguns serviços do GovRJ:
Unidades de saúde estaduais
Os hospitais e as UPAs da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) funcionam normalmente, com atendimento 24 horas por dia, durante os dias 4 e 7 de julho.
O serviço Samu 192 do município do Rio de Janeiro permanece em funcionamento 24 horas por dia, sem interrupção.
O salão de doadores do Hemorio, no Centro da capital, segue aberto todos os dias, entre 7h e 18h, na Rua Frei Caneca, 8.
O Rio Imagem do Centro funciona de sexta (4) a segunda-feira (7), exclusivamente para exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x e mamografia. Na terça-feira (8), volta a oferecer outros exames, como biópsia, ultrassonografia e ecocardiograma. Já o Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, permanecerá aberto normalmente.
A unidade RioFarmes na capital, localizada na Praça XI, abre normalmente no dia 4 de julho, e fica fechada no dia 7. Já as unidades RioFarmes em Duque de Caxias e em Nova Iguaçu permanecem com funcionamento normal.
O Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, não funciona nos dias 4 e 7, retomando as atividades na terça-feira (08/07).
Rede estadual de ensino
As unidades escolares e repartições públicas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que se localizam no município do Rio de Janeiro não funcionarão nos dias 4 e 7 de julho. Os setores da Educação e colégios dos demais municípios funcionarão normalmente.
Restaurante do Povo -Todas as unidades funcionarão normalmente.
Secretaria de Defesa do Consumidor e PROCON-RJ
– Canal Fala Consumidor (21) 99336-4848 | 0800-2020143
– Disque 151 | WhatsApp: (21) 98104-5445
Postos Detran-RJ
As unidades de atendimento e teleatendimento situadas no município do Rio não funcionarão nos dias 4 e 7 de julho. Nas demais cidades, o funcionamento será normal.
Já os postos de identificação civil, que funcionam aos sábados, não abrirão no dia 5 na capital.
Os exames práticos de direção serão realizados normalmente em todo o Estado do Rio, menos na capital na segunda (7).
Agências Poupa Tempo RJ
A unidade de Bangu estará fechada nos dias 4 e 7 de julho, já as unidades de São João de Meriti e Duque de Caxias funcionarão normalmente.
Auditorias Fiscais Regionais de Atendimento – Secretaria de Fazenda
Com relação ao atendimento presencial, as Auditorias Fiscais Regionais, os Postos Fiscais de Atendimento e a Divisão de Atendimento ao Contribuinte localizada na sede funcionam até quinta-feira (03/07) e retornam na terça-feira (08/07). Já os Postos de Controle Fiscal (Barreiras Fiscais), que ficam nas divisas do Estado, funcionam 24 horas, inclusive nos feriados.
Postos Sine – Secretaria de Trabalho e Renda
Fechados nos dias 4 e 7 de julho. Os atendimentos retornam no dia 8.
Leia também: Após incêndio em 2018, Museu Nacional está aberto para visitação gratuita
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.