Dia Internacional da Mulher: Rio tem museu, planetário e até massagem de graça para elas até domingo

Dia Internacional da Mulher, Rio tem museu, planetário e até massagem de graça para elas até domingo, o acesso estará liberado para o público
às
planetario
Foto: Marina Herriges/ Divulgação Riotur

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), estabelecimentos e equipamentos culturais do Rio terão entrada ou outras vantagens gratuitas para as visitantes nos próximos dias.

Em alguns dos casos, o acesso estará liberado para o público em geral – homens também.

MAR

Neste sábado (9), o Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita para celebrar o Dia da Mulher e a abertura da exposição Abolicionistas Brasileiras, mostra realizada em parceria com o Instituto Mulheres Latinas, que apresenta obras de oito artistas brasileiras contemporâneas, que se inspiraram em mulheres que foram símbolos da luta pela abolição da escravização no Brasil.

No local, também estão em cartaz as exposições “Funk: Um grito de ousadia e liberdade”; “Brasil Futuro: as formas da democracia (encerra em 10 de março)”, “Laroyê, Grande Rio”, “Ocupação Bori + Coleção MAR”, “Ònà Irin: Caminho de ferro”, “Rio Carnaval” e “Morrinho”.

Funcionamento: das 11h às 18h (entrada até às 17h). O MAR fica na Praça Mauá, 5 – Saúde.

Planetário

O Dia Internacional da Mulher também proporcionará no Planetário do Rio, o maior da América Latina, preparou uma programação especial. Nesta sexta, as mulheres terão entrada grátis no Museu do Universo para conferir as atividades especiais da ocasião, além das atrações permanentes do Planetário.

A partir das 14h, no auditório do Planetário do Rio, atrações comemorativas do 8M contarão com palestra da historiadora Sônia Rosa, escritora de livros infantis com mais de 50 obras publicadas e finalista do Prêmio Jabuti em 2020 (com “Três Histórias e um Encanto“) e 2021 (por “O Dragão do Mar”, parceria com Anabella López). Sônia trabalhou como professora na rede municipal de Educação do Rio por mais de 30 anos antes de se aposentar. Também participará como palestrante a astrônoma Flávia Pedrosa, a primeira profissional da carreira a fazer parte dos quadros do Planetário do Rio.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea. O ingresso para visitar o Museu do Universo e assistir a uma sessão de cúpula custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). No 8/3, a entrada será gratuita para as mulheres.

Museu do Pontal

No fim de semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Museu do Pontal terá uma programação que destaca figuras emblemáticas da história do país.

No sábado (dia 9), às 16h, Mestre Feinho vai contar histórias de Tia Ciata, que foi sambista, mãe de santo e curandeira, uma das primeiras influências para o surgimento do samba, e o público também conhecerá as diferenças do samba desenvolvido em diferentes regiões do país.No dia 10 (domingo), haverá a contação de histórias Tia Ciata: no batuque desse terreiro, nosso corpo é tambor, às 16h, realizada pelo projeto “Heroínas negras da história não contada do Brasil: narrativas didáticas para escola, terreiro e comunidade”. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade a mulheres negras que tiveram um papel importante na história brasileira, como Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, Luísa Mahin e Tia Ciata.

Toda a programação do Museu do Pontal é gratuita.

O Museu do Pontal fica na Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Serviços gratuitos em shoppings

West Shopping
Em comemoração ao Dia da Mulher, o West Shopping preparou um roteiro destinado a elas com aulões de dança e o oferecimento de diversos serviços. A programação é totalmente gratuita e acontece entre os dias 06 e 09 de março, em um espaço montado no 1º piso do empreendimento (ao lado da loja Kalunga).

No Dia da Mulher (8), haverá o Aulão Pink Neon: Fit Dance e Step (das 13h às 14h30) e de sessões de Skincare, Maquiagem, Design de Sobrancelhas e Spa dos Pés (das 15h às 19h). E a programação encerra, em 09/03, com o Bike Day Perfect – Spinning (às 10h). Para participar de uma das atividades, basta se inscrever diretamente no local. As vagas são limitadas.

O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3514-1040.

Shopping Boulevard
O Shopping Boulevard substitui as flores e os presentes mais tradicionais por uma abordagem centrada na celebração da feminilidade e autocuidado. A partir das 18h30 até 20h30, nesta sexta (8), o empreendimento se une ao SENAC para oferecer massagens gratuitas.

As sessões de massagem, realizadas em parceria com profissionais do SENAC, serão gratuitas e limitadas. Para participar, as interessadas podem garantir sua participação resgatando o voucher correspondente à sessão do evento no aplicativo do shopping.

O Shopping fica na Rua Barão de São Francisco, 236 Vila Isabel.

Fonte: g1.globo.com


Veja também: Maricá promove Feira Mostra Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias