Empresa trabalha para criar ‘álcool sintético’ livre de ressaca

às
FOTO PARA SITE MODELO (4)

Você está cansado de ficar de ressaca após uma noite de bebedeira com os amigos? A boa notícia é que o laboratório GABA, com sede em Londres, está trabalhando em um tipo de álcool sintético chamado “Alcarelle”, que supostamente proporciona os mesmos efeitos relaxantes do consumo alcoólico em bebidas, mas sem ressacas, problemas de equilíbrio ou qualquer um de seus outros efeitos colaterais negativos.

Segundo os pesquisadores, o ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor que bloqueia certos sinais no cérebro, produzindo assim um efeito calmante. Quando o álcool chega ao cérebro, ele se liga aos receptores GABA e produz os mesmos efeitos, relaxando e acalmando as pessoas.

Problemas do álcool

Embora a ingestão de álcool crie uma sensação de conforto e desinibição nos seres humanos, o problema é que ele também tem outros efeitos colaterais negativos bem marcantes, como ressaca, dificuldade de movimento, problemas de fala e pensamento embaralhado. Pensando nisso, os laboratórios GABA está atualmente trabalhando em um modelo de álcool sintético que forneceria todos os efeitos positivos da bebida, excluindo todos os ruins.

O Alcarelle, como foi batizado, foi comparado pela equipe de pesquisas a uma taça de vinho. “É a mesma sensação relaxante. Isso torna você um pouco mais descontraído, mais engajado socialmente com as pessoas”, destacou o fundador do laboratório, David Nutt, em entrevista ao The Wall Street Journal.

Segundo Nutt, é sabido o lugar no cérebro onde o álcool tem seus efeitos bons e ruins e quais receptores específicos modelam isso. Com essas informações em mãos, então, o grupo de pesquisa acredita ser possível determinar quais partes do cérebro serão atingidas pela bebida sem comprometer outras áreas.

Expectativas para o futuro

De acordo com os pesquisadores, o Alcarelle é uma substância insípida que pode ser adicionada a outras bebidas, sejam elas alcoólicas ou não, para aumentar o seu potencial de embriaguez sem causar os efeitos secundários negativos. Essa é uma perspectiva inovadora na indústria, tendo em conta os graves problemas de saúde associados ao consumo de álcool conhecidos pela medicina.

Inclusive, caso uma “solução” do álcool sintético fosse diminuir os dados no fígado, coração e cérebro causados pela bebida, isso potencialmente poderia salvar a vida de milhões de pessoas. “Algumas pessoas podem até ficar desconfiadas da eficácia desse produto, mas acredito que elas descobrirão que o Alcarelle faz juntamente o que elas desejam”, disse Nutt.

A expectativa de Nutt e seus colegas é poder lançar o Alcarelle no mercado até 2026. Apesar do produto estar em desenvolvimento há algum tempo, o processo de aprovação regulatória tem sido muito lento ainda. Um potencial obstáculo para essa substância é o fato de não ser um produto natural, ao contrário do álcool real.

No entanto, os fundadores dos laboratórios GABA afirmar que não é só porque algo é natural que isso significa que ele é bom para os humanos. Além disso, eles apostam que os efeitos positivos do produto serão o suficiente para que muitas pessoas queiram consumi-lo.

 

Crédito: megacurioso.com

 

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias