Um repórter da rede de televisão turca Demirören Haber Ajansı (DHA) registrou ao vivo quando a terra voltou a tremer no país, após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia na madrugada desta segunda-feira. O cinegrafista filmava quando mais um abalo aconteceu. As imagens mostram as pessoas assustadas e correndo dos escombros de um prédio onde era realizada uma operação de resgate.
A equipe de reportagem fazia a cobertura do trabalho de resgate de vítimas de desabamentos que aconteceram na cidade turca de Kahramanmarash. “Um terremoto está acontecendo agora (…) Estamos ao vivo? Ocorreu um terremoto. Sim”, afirmou o repórter.
“Podemos ver dois edifícios que desabaram neste momento. O terremoto continua. Sim, os cidadãos que tentaram salvar outros dos escombros são afetados pelo terremoto”, acrescentou.
O abalo sísmico registrado pela reportagem aconteceu às 13h24 no horário local. O primeiro tremor de terra havia acontecido por volta das 4h.
Mortos e feridos
Mais de 2 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas por um devastador terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria nesta segunda-feira, com tremores sentidos no Líbano, Israel, Chipre e até na Groenlândia, de acordo com o Instituto Geológico Dinamarquês.
É muito provável que o número de mortos e feridos nos dois países aumente rapidamente, levando-se em conta que, só no sudeste da Turquia, pelo menos 2.834 prédios desabaram nas cidades mais afetadas, como Adana, Gaziantep, Sanliurfa e Diayarbakir.
O tremor foi sentido às 4h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.
Um forte abalo secundário de magnitude 7,5 atingiu a região às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), quatro quilômetros a sudeste da cidade de Ekinozu, de acordo com o USGS, somando-se a outros 120 tremores que atingiram a região após o tremor de 7,8, de acordo com Ancara.
Crédito: O Globo