Dez novos casos de Febre do Oropouche são confirmados no estado do Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu, nesta segunda-feira (29), a confirmação de dez casos de Febre do Oropouche
às
febre
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) recebeu, nesta segunda-feira (29), a confirmação de dez casos de Febre do Oropouche (FO), registrados nos municípios de Japeri, Valença, Piraí e Rio de Janeiro pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fiocruz.

De acordo com o órgão, os casos estão sendo analisados em parceria com as cidades envolvidas para apurar se são autóctones (transmissão local) ou “importados”, quando a transmissão acontece em outro território. Os sintomas da Febre do Oropouche, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.

Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. 

Ainda segundo a SES, não existe tratamento específico para a doença, e os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico. 

“O vírus da Febre do Oropouche é endêmico no Amazonas e apresenta alguns períodos de surto. A letalidade registrada é baixa. A orientação que vamos passar aos municípios é que eles mantenham a conduta médica realizada nos casos de suspeita de dengue”, explica Claudia Mello, secretária estadual de Saúde.

Primeiro caso confirmado em fevereiro

O primeiro caso de infecção no estado do Rio foi registrado no fim de fevereiro pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz. Tratava-se de um homem de 42 anos, morador do bairro do Humaitá, na Zona Sul, que tinha histórico de viagem para o Amazonas. O paciente não foi internado durante o período da doença e se recuperou.

A SES informou que esse caso foi considerado “importado”, após análise do histórico de viagem do paciente ao estado do Amazonas, que já vivia um expressivo aumento do número de casos nos primeiros meses do ano. Ao todo, são 11 casos da doença registrados no Rio. 

Fonte: odia.ig.com

Veja também: Onda de calor no RJ aumenta temperatura até 10 de maio; capital chega a 37 graus nesta semana e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Velocidade, adrenalina e diversão em família. Foi realizada, neste fim de semana, a segunda edição do Encontro Off Road em Itaboraí
às
Rio Bonito sediou nos últimos dias 14, 15 e 16 a Taça Brasil de 2024, competição internacional de ciclismo que reuniu 130 atletas
às
Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Dez novos casos de Febre do Oropouche são confirmados no estado do Rio e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] também: Dez novos casos de Febre do Oropouche são confirmados no estado do Rio e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias