Frente fria deve amenizar temperaturas no Centro-Sul; alívio será breve e volta a esquentar a partir de domingo

Uma nova frente fria que se formou no Sul do país deve amenizar as temperaturas nos Centro-Sul nos próximos dias
às
frente fria
Foto: Carlos Nogueira/Jornal A Tribuna

Uma nova frente fria que se formou no Sul do país deve amenizar as temperaturas nos Centro-Sul nos próximos dias. O sistema deve avançar para o Centro-Oeste e para o Sudeste entre esta sexta (27) e sábado (28), trazendo chuva para parte dessas regiões.

Apesar de conseguir baixar um pouco as máximas, que seguiram elevadas durante a semana por conta da sétima onda de calor no ano, o alívio será breve.

Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que, por ja estarmos na primavera, o aquecimento da atmosfera tende a ser bem mais rápido, o que encurta a duração das massas de ar frio.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a faixa que se estende do leste de Santa Catarina chega até Rondônia, passando pelo leste do Paraná, sudoeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso deve ter até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos, de até 60 km/h.

No leste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e oeste do Mato Grosso do Sul, os temporais devem ser mais intensos. Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia e os ventos a 100 km/h.

O Rio Grande do Sul já vinha sofrendo com temporais nesta semana. Algumas cidades, principalmente do sul do estado, registraram volumes acima da média para o mês em somente um dia.

Alívio breve

Como a onda de calor fez com que as máximas ficassem muito elevadas, com recordes de calor sendo quebrados em algumas capitais, a frente fria vai conseguir somente amenizar um pouco as altas temperaturas.

Em São Paulo, por exemplo, onde a máxima superou os 36°C nesta semana, os termômetros não devem ficar na casa dos 30°C nesta sexta (27). No sábado, o refresco será maior, com a máxima não passando dos 20°C.

No Rio de Janeiro, a diminuição também é mais expressiva no sábado. Os termômetros não devem superar os 25°C, temperatura bem mais fresca do que os 38°C previstos para sexta.

Apesar do refresco previsto, neste próprio fim de semana volta a esquentar.

➡️De acordo com Fábio Luengo, o refresco deve ser breve por causa de alguns fatores:

  • Força da massa de ar quente que atua sobre o país – o bloqueio atmosférico que manteve as temperaturas altas nessa semana é considerado bem forte, o que impede que as frentes frias avancem;
  • Frente fria enfraquecida – a massa de ar frio que avança sobre o país não é das mais fortes. Como estamos na primavera, a tendência de que uma frente fria muito forte avance é menor;
  • Trajetória da frente fria – além de não ser muito forte, a trajetória que essa massa de ar frio deve ter também favorece que o alívio nas temperaturas seja breve. O centro da massa de ar frio deve estar no oceano e não dentro do continente.

Em boa parte da faixa mais central do Brasil, por exemplo, a massa de ar frio nem chega a avançar. “Pode ser que as temperaturas caiam um pouquinho, mas com toda certeza o calor continua”, comenta Luengo.

Volta das chuvas regulares

Apesar do calor previsto para o início da estação, a expectativa é também da volta das chuvas regulares ao longo da primavera.

➡️Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.

➡️Já em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará.

➡️Por fim, em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) serão eleitos
às
Na acrobacia, conhecida como suspensão capilar, ela fica suspensa pelos cabelos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias