RJ tem aviso de grande perigo por previsão de ‘chuva extrema’ a partir de sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um "aviso de grande perigo" para chuvas fortes na Região Sudeste na próxima sexta-feira
às
chuva
Foto: Foto: Marcos Serra Lima/g1/Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para chuvas fortes na Região Sudeste na próxima sexta-feira (22). O estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa, e meteorologistas esperam “chuva extrema” para a região.

A previsão de chuva mais forte começa sexta e vai até o dia 24. Já na quinta (21), entretanto, o tempo pode começar a mudar.

De acordo com o Alerta Rio, na quinta a temperatura pode chegar a uma máxima de 40°C, além de um céu com muitas nuvens. Chuvas estão previstas para chegar no fim da tarde.

Já na sexta-feira (22), a temperatura cai chegando a uma mínima de 18°C, e a probabilidade de chuva é de até 90 milímetros, persistindo durante todo o fim de semana.

Segundo a Climatempo, entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses.

“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, diz o instituto.

A Climatempo alertou ainda que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas(grande perigo).

“Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na Região Serrana, entre a quinta-feira e o domingo (de 21 a 24 de março), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados)”, acrescentou o órgão.

Em entrevista ao Globo, o diretor de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o meteorologista Marcelo Seluchi, afirmou que todos os modelos coincidem em projetar chuvas extremas e por isso o órgão alertou a Defesa Civil Nacional para uma intensidade de chuva similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011.

Rios

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) também emitiu um alerta no qual chama a atenção para a possiblidade de chuvas fortes já nesta quinta (21). Segundo o órgão, há a possibilidade de transbordamentos e inundações nas regiões da bacia do Rio Piabanha, bacia do Rio Dois Rios e na Baía de Guanabara, com volume de chuva de 400 a 500mm ao longo dos próximos 4 dias, um grande perigo.

Veja a previsão para os próximos dias:

  • Quinta: 23°/40°C
  • Sexta 18°/29°C
  • Sábado: 17°/26°C
  • Domingo: 17°/28°C

Fonte: g1.globo.com

Veja também: Brasil se aproxima de 2 milhões de casos de dengue e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

A revelação de Pabllo Vittar sobre um suposto affair com um jogador de futebol famoso acendeu a curiosidade dos internautas
às
Uma paciente espera na fila do sistema público de saúde do Estado do Rio de Janeiro a retirada de um tumor no rosto há 16 anos
às
O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias