Manifestações pedem pela permanência da Justiça do Trabalho

às

Servidores do Judiciário, juízes, advogados e Centrais Sindicais realizaram ontem, atos em todo Brasil contra o fim da Justiça do Trabalho. Em São Gonçalo, cerca de 20 pessoas se reuniram em frente ao Fórum Juiz Feliciano Mathias Netto em um “ato em defesa dos direitos sociais e da Justiça do Trabalho”.

Durante a manifestação, eles também entregaram panfletos explicando a importância da Justiça do Trabalho ao longo do século 20 e início do século 21.

“Sem a Justiça do Trabalho, viveríamos certamente um caos na sociedade, pois sem a retaguarda desta especializada Justiça do Trabalho, com seus princípios próprios, notadamente de valor social do trabalho, estaríamos diante de um hiato, um vazio extremamente grave”, dizia o panfleto.

Segundo o presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat), Marcelo Cruz, a sinalização do presidente Jair Bolsonaro sobre extinção da Justiça do Trabalho é um ato de coação a todo judiciário e sociedade.

“Foi um ato de intimidação a voz da sociedade, que no seu justo motivo, vem as ruas manifestar contra a extinção da Justiça do Trabalho. O representante do executivo nacional, de forma sórdida, se comporta de maneira sorrateira. Ao ver a atitude que a sociedade tomou contra os atos da extinção da Justiça do Trabalho, apontou recuo nas suas palavras mas que não merecem a devida atenção, devendo a sociedade estar em alerta contra novas atitudes do executivo nacional”, declarou Marcelo.

No final do ano passado, a Justiça do Trabalho registrou 5,5 milhões de casos pendentes de julgamento, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O número foi inferior à quantidade de processos à espera de solução no ramo Federal (10,3 milhões) e no Estadual (63,4 milhões). Em entrevista a uma rede de televisão, o presidente declarou que está estudando a proposta.

“Qual o país do mundo que tem (a Justiça do Trabalho)? Tem de ser a Justiça comum. Isso daí (a eventual extinção) a gente poderia até fazer. Está sendo estudado. E havendo clima, poderemos discutir essa proposta e mandar para frente”, afirmou o presidente, em entrevista ao SBT, no último dia 3.

Fonte: O São Gonçalo
Foto: Julio Diniz

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias