A partir deste sábado (30), o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebe a exposição 75 Anos do Maracanã: “Um senhor estádio a todo vapor”. Concebida pelo colecionador Alex Braga, a mostra apresenta mais de 400 peças, com itens raros e inéditos. A exposição é gratuita e fica em cartaz até 20 de outubro.
Leia também: Maria Gadú se apresenta neste sábado (30) com show gratuito, em Maricá
A mostra reúne um acervo raro, apresentando itens como a cadeira perpétua do estádio (1950), a bola utilizada na despedida de Pelé da Seleção Brasileira (1971) e a camisa utilizada e autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã (1973).
Com início no período de construção do maior estádio do Brasil, a exposição passa por eventos inesquecíveis, como a visita do Papa João Paulo II e o show do cantor Frank Sinatra, até chegar a jogos e jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro e internacional, seja no passado ou no presente. Serão exibidos itens históricos de atletas como Pelé, Garrincha, Zico, Roberto Dinamite, Romário, Renato Gaúcho, Neymar, Maradona, dentre outros craques.
“O futebol é uma das maiores paixões da nossa cultura nacional, por isso, é uma honra trazer uma exposição tão simbólica para a Alerj, que é a casa do povo. A sede histórica do Parlamento fluminense abre as portas para que o público se emocione e relembre momentos marcantes vividos no Maracanã, o gigante do esporte”, celebra Marcos Brito, diretor geral da Alerj.
Visita teatralizada na estreia
Quem for à estreia da exposição poderá participar de visitas teatralizadas sobre a história do estádio. Sete atores vão interagir com o público e contar mais detalhes sobre as peças e eventos apresentados na mostra. Representações de Pelé, Frank Sinatra, da taça Jules Rimet e de craques do futebol feminino estão no roteiro especial. As visitas acontecem no sábado, dia 30, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. A entrada é franca e a distribuição de senhas será realizada na entrada principal do Palácio.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.