Autoestrada Lagoa-Barra ganha 1ª motofaixa do Rio nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (19/08), entrou em vigor a primeira motofaixa experimental dedicada a motociclistas no Rio de Janeiro
às
motos
Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

A partir desta segunda-feira (19/08), entrou em vigor a primeira motofaixa experimental dedicada a motociclistas no Rio de Janeiro. Delimitada em um trecho de dois quilômetros da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, conhecida como Lagoa-Barra, a faixa está sinalizada na cor azul e pode ser utilizada por motocicletas ao longo das 24 horas do dia. A recomendação, no entanto, é que seja usada preferencialmente quando o tráfego estiver congestionado.

A Autoestrada Lagoa-Barra foi escolhida como o local inicial para a motofaixa devido à alta incidência de acidentes e à maior facilidade de controle operacional, já que a base da CET-Rio está a apenas 2,5 km de distância. Além disso, a via possui faixas de trânsito mais largas, com pavimentação recentemente recuperada.

Posicionada entre as duas faixas de trânsito atuais, a motofaixa tem 1,3 metro de largura e fica no meio da pista, apenas no sentido Lagoa. A velocidade máxima permitida no corredor é de 60 km/h, promovendo maior disciplina, enquanto nas demais faixas de rolamento da avenida, o limite permanece em 80 km/h. Os carros poderão passar sobre a motofaixa para mudar de faixa de trânsito.

A motofaixa começa 80 metros após a Rua Princesa Diana de Gales e termina 40 metros antes do Viaduto Mestre Manuel, ambos em São Conrado. Placas informativas foram instaladas para orientar os condutores, com mensagens como “Cuidado ao mudar de faixa” e “Trânsito lento; utilize a motofaixa”.

Para garantir que a velocidade máxima de 60 km/h seja respeitada na área, a CET- Rio instalou um radar de monitoramento. A companhia informou que a fase de testes e análises do projeto durará cerca de quatro meses. Se os resultados forem positivos, a próxima avenida a receber a motofaixa será a Rei Pelé, em um trecho de 1.470 metros da Radial Oeste, próximo ao Maracanã.

Segundo a CET-Rio, cerca 600 motocicletas circulam por hora na Autoestrada Lagoa-Barra, o que corresponde a 20% do fluxo total de veículos. No entanto, 44% das vítimas de acidentes de trânsito no trecho são motociclistas ou passageiros de motos.

Câmeras da Prefeitura ainda revelam que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas ao mudar de faixa, circular pelo acostamento ou entre os carros. A presença dessas câmeras também facilitarão o acompanhamento da nova motofaixa.

O modelo de motofaixa em teste é inspirado no projeto Faixa Azul de São Paulo, criado em 2022. Diferente da capital paulista, no Rio o uso da motofaixa será opcional, permitindo que motocicletas continuem a circular nas demais faixas.

Atualmente, São Paulo conta com 98,2 km de faixas exclusivas para motos, com uma meta de alcançar 200 km até o final de 2024. Desde a implementação da Faixa Azul, apenas quatro mortes foram registradas nos trechos onde ela está presente.

“Recentemente, cobrei do presidente da CET-Rio, durante uma audiência pública, a adoção de motofaixas na nossa cidade, tendo em vista o sucesso da medida em São Paulo. O número de acidentes e mortes caiu muito por lá. A motofaixa é uma medida de urbanismo tático, uma vez que surge como uma alternativa criativa para “driblar” a morosidade da gestão pública em projetos de planejamento urbano”, afirma o vereador Pedro Duarte, que tem defendido a implementação da motofaixa no estado do Rio e enviando ofícios ao presidente da CET-Rio.

Vale ressaltar que, a iniciativa de São Paulo ainda é alvo de questionamentos por entidades de trânsito, que afirmam não ter observado melhorias estatísticas significativas.

Fonte: diariodorio.com

Veja também

O valor equivale a cerca de R$1 milhão e foi encontrado durante a fiscalização da Receita Federal
às
O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias