Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições

às

As inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até o dia 15 de março. As unidades escolares devem fazer o cadastro e preencher uma ficha de inscrição, disponível no site www.obmep.org.br. Podem participar alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

A OBMEP, uma das maiores competições científicas do Brasil, é dividida em três níveis. O nível 1 é voltado para alunos do 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental. O nível 2 para estudantes dos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental. Já o nível 3 é para alunos de todas as séries do Ensino Médio. Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

A prova da 1ª fase acontecerá no dia 21 de maio, com 20 questões de múltipla escolha. A 2ª fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 28 de setembro. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 3 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição receberão medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também serão premiados.

Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil se inscreveram. No Rio de Janeiro, todas as escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) participaram da última edição da OBMEP.

– Vamos incentivar que os professores e alunos se inscrevam e busquem bons resultados na competição. Com projetos pedagógicos na área de Ciências Exatas que a Seeduc realiza e promoverá no decorrer do ano letivo, a chance de os estudantes e escolas atingirem boas pontuações será grande. Essa participação em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP, é importante para elevar o desempenho do aluno em sala de aula e contribuir para sua formação – declarou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias