A forte onda de calor que tomou conta do Rio de Janeiro e de outras cidades do país vem provocando mudanças na rotina dos trabalhadores do município. Um exemplo é a medida da Câmara de Vereadores do Rio, que autoriza o uso de bermudas no Palácio Pedro Ernesto.
A Mesa Diretora do parlamento carioca aprovou e a norma começa a valer a partir de quinta-feira (16), quando funcionários e visitantes poderão usar bermudões na altura do joelho em quase todas as dependências da Câmara do Rio.
A regra só não vale para os servidores e visitantes que frequentam o Plenário, a Sala Inglesa e o Salão Nobre durante as sessões, audiências públicas e solenidades. Nesses locais, a calça comprida ainda será obrigatória.
A medida antecipa uma autorização que normalmente acontece com a chegada do verão. Contudo, as temperaturas elevadas registradas nos últimos dias na cidade fizeram os vereadores adiantarem o planejamento.
Nesta terça-feira (14), o Rio registrou 39,1°C na estação da Vila Militar, na Zona Oeste, segundo o Inmet.
Em Guaratiba, a sensação térmica foi de 45,7°C às 10h, segundo o instituto. O Alerta Rio, órgão ligado à prefeitura, marcou a temperatura máxima de 35,5°C e sensação de 58,5°C no mesmo bairro da Zona Oeste do Rio, às 9h15.
Fecomércio libera bermuda
Também pensando na qualidade de vida dos seus funcionários durante esse período do ano que as temperaturas estão nas alturas, o Sistema Fecomércio RJ (Sesc, Senac, IFec e IFeS) liberou o uso de bermuda entre seus colaboradores.
A medida começou a valer no dia 1º de novembro e se estende até 31 de março, válida para cerca de 70 unidades no estado do Rio. A exceção é para os trabalhadores que utilizam uniforme ou vestimenta específica.
Crédito: g1.globo.com