Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novos usos para a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy. Enquanto o Ozempic será usado em casos de diabetes tipo 2 associado à doença renal crônica, o Wegovy agora pode ser indicado para reduzir riscos de eventos cardiovasculares (como infarto e AVC).
Leia também: Aposta de São Gonçalo fatura prêmio da Mega-Sena de R$141 milhões
O Wegovy recebeu indicação para casos de risco para eventos cardiovasculares adversos graves, como infarto e AVC. O uso é recomendado para adultos com doença cardiovascular estabelecida e obesidade ou sobrepeso.
A orientação tem como base um estudo, segundo ele quando acompanhada de dieta hipocalórica e aumento da atividade física, a semaglutida reduziu o número desses casos.
Segundo o Governo Federal, estima-se que, a cada ano, 400 mil brasileiros morram em decorrência de infarto ou AVC.
Já o Ozempic, poderá ser usado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica. De acordo com estudo apresentado pelo fabricante, o uso do medicamento, em conjunto com a terapia padrão da doença, reduziu de maneira relevante a progressão da insuficiência renal e as mortes causadas por eventos cardiovasculares adversos graves.
No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) de 2024 apontam que 29% dos pacientes em diálise no país são diabéticos.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.